NEGóCIOS
Angola e Portugal assinaram onze novos acordos

26/07/2025 11h13
Luanda - Angola e Portugal assinaram, esta sexta-feira, em Lisboa (Portugal), onze novos acordos de cooperação, em cerimónia testemunhada pelo Presidente da República, João Lourenço, e pelo Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro.
Com efeito, foi assinado o Protocolo de Parceria entre o Ministério do Interior de Angola, o Camões– Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa e o Ministério da Administração Interna de Portugal para Implementação do programa de cooperação técnico-policial e protecção civil, para o biénio 2025– 2026.
foram também assinados um Acordo de Cooperação entre o Ministério da Administração Interna de Portugal e o Ministério do Interior de Angola na área de Protecção Civil e Bombeiros, um Protocolo de Cooperação Técnica no domínio da Segurança Rodoviária e um Memorando de Entendimento no domínio das Infra-estruturas de Transporte e Logística.
Um Protocolo de Cooperação entre a Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola e a AICPE Global Parques– Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S.A., um Memorando de Entendimento entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) de Angola e IP Engenharia (IPE), (Grupo Infra-estruturas de Portugal) foram igualmente rubricados.
Os dois países assinaram também um Memorando de Entendimento entre o Instituto Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes de Transportes de Angola e o Gabinete de Investigação de Acidentes Marítimos da República Portuguesa em Matéria de Cooperação e Assistência no domínio da Investigação de Segurança Marítima e outro, no domínio do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação entre o Instituto Camões e a Universidade Agostinho Neto.
Um Memorando de Entendimento entre a Agencia de Investimento Privado e Promoção das Exportações –AIPEX e a AICEP Global Parques– Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S.A. sobre Promoção de Investimentos e outro entre AIPEX e a PBS (Porto Business School) também foram assinados.
Os acordos foram assinados no quadro da visita oficial de dois dias do Presidente da República, João Lourenço, a Portugal.