Política

Política


PUBLICIDADE

Diplomatas recém-nomeados concluem formação na Academia Diplomática em Luanda

Diplomatas terminam curso
Diplomatas terminam curso Imagens: MIREX

Redacção

Publicado às 12h31 02/08/2025 - Actualizado às 12h31 02/08/2025

 Luanda - Embaixadores, cônsules e vice-cônsules nomeados recentemente receberam, sexta-feira, em Luanda, certificados após conclusão do curso de capacitação promovido pela Academia Diplomática Venâncio de Moura (ADVM), instituição do Ministério das Relações Exteriores.

A cerimónia, que decorreu no Salão Nobre “Paulo Teixeira Jorge” do MIREX, foi presidida pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, em representação do chefe da diplomacia angolana, Téte António.

Segundo uma nota de imprensa do MIREX, receberam os certificados o embaixador Domingos da Silva Coelho, os cônsules-gerais António Quiala Garcia Miala, José Fernando Jaime, os vice-cônsules Claudino Salvador Filipe e Luís Cristiano, bem como o senhor Bento dos Santos.

O programa de formação decorreu ao longo de 30 dias e abordou um total de 11 módulos, com destaque para temas como Política Externa de Angola, Relações e Cooperação Internacionais, Diplomacia Económica e Cultural, Inteligência, Protocolo e Cerimonial, Gestão e Resolução de Conflitos, entre outras áreas essenciais ao exercício da função diplomática.

O embaixador Domingos de Almeida da Silva Coelho, nomeado para chefiar a Missão Diplomática de Angola na República Unida da Tanzânia, dirigiu-se aos presentes em nome dos formados, tendo partilhado os principais momentos do percurso formativo e o impacto que os conteúdos abordados terão no desempenho das suas novas responsabilidades.

Por seu lado, a embaixadora Jacira Barbosa, directora dos Recursos Humanos do MIREX, abordou o papel central da sua direcção na concepção e implementação de programas de capacitação contínua para diplomatas, tendo reforçado a importância da preparação técnica e humana no contexto das exigências actuais da diplomacia.

O embaixador José Marcos Barrica, Director-Geral da Academia Diplomática Venâncio de Moura também teceu algumas declarações, na qual referiu-se às transformações que marcam o exercício da actividade diplomática nos dias de hoje e à necessidade de adaptação constante às novas dinâmicas internacionais.

No seu discurso, Esmeralda Mendonça reconheceu o contexto desafiante que o país atravessa, tendo a necessidade de um corpo diplomático resiliente e bem preparado.

Salientou a relevância dos módulos ligados à gestão administrativa e financeira, considerados fundamentais para o funcionamento eficaz das missões diplomáticas.

Reconhecendo os desafios actuais, como a situação financeira crítica do país, encorajou os diplomatas a usarem os conhecimentos adquiridos para enfrentar as adversidades.

A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes, e do Embaixador Joaquim Augusto Belo Mangueira, Inspector Diplomático e Consultor do MIREX, além de directores dos Órgãos internos deste Departamento Ministerial.

PUBLICIDADE