Política

Política


PUBLICIDADE

Embaixador Maquento Lopes ausculta comunidade angolana no Egipto

Embaixada angolana no Egipto organiza encontro com membros da comunidade
Embaixada angolana no Egipto organiza encontro com membros da comunidade Imagens: Cedida

Redacção

Publicado às 11h29 04/08/2025 - Actualizado às 11h29 04/08/2025

Luanda - O embaixador de Angola na República Árabe do Egipto, Maquento Sebastião Lopes, realizou, no sábado, um encontro de auscultação e interacção com a comunidade angolana local, marcando a sua apresentação, na perspectiva de conhecer a sua realidade e estabelecer um ambiente de maior proximidade.

Segundo uma nota de imprensa, a iniciativa constituiu igualmente o lançamento do programa de celebrações locais do 50º aniversário da Independência Nacional, a ser assinalado no dia 11 de Novembro, e permitiu auscultar as principais preocupações e sugestões da comunidade, integrada, maioritariamente, por estudantes.

Entre as preocupações da comunidade, foi essencialmente reclamada a morosidade da tramitação da documentação junto do sector consular, o que acarreta como consequência, muitas vezes, o incumprimento dos diferentes procedimentos exigidos pelas autoridades migratórias do país de acolhimento.

A este respeito, o embaixador Maquento Lopes, chegado ao Cairo em Abril do corrente ano, garantiu trabalhar para a protecção dos direitos e interesses da comunidade, conforme estabelecido nas normas do Estado angolano, sobre o fornecimento de apoio e assistência aos angolanos, pelas Embaixadas e Consulados.

Na ocasião, o diplomata procedeu, em acto simbólico, a entrega de três cartões consulares, instrumento que identifica e protege os angolanos no exterior,  e aconselhou os cidadãos que não o possuem a recorrerem aos serviços consulares da Missão diplomática para tratamento e consequente obtenção do importante documento.

Aconselhou, igualmente, aos angolanos residentes, a não se distanciarem da Embaixada, garantindo a disponibilidade da Missão Diplomática em trabalhar com a comunidade, como um parceiro estratégico, melhorando cada vez mais os serviços este grupo alvo.

Outrossim, convidou a comunidade a associar-se ao programa local das celebrações dos 50 anos da independência nacional, cujo ponto alto será marcado pela realização de um evento político-diplomático.

Na presença de diplomatas e a maioria dos perto de 100 membros da comunidade angolana na República Árabe do Egipto, a cerimónia reservou ainda exibição de vídeos sobre o percurso de Angola nos diferentes domínios, ao longo dos 50 anos de independência.

PUBLICIDADE