Política

Política


PUBLICIDADE

Organização Miss Internacional interessada em realizar edição de 2026 em Angola

Ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu delegação da Organização Miss Internacional, chefiada por Thin Thanh Thuy Huynh, Miss Internacional 2024
Ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebeu delegação da Organização Miss Internacional, chefiada por Thin Thanh Thuy Huynh, Miss Internacional 2024 Imagens: MIREX

Redacção

Publicado às 13h20 05/08/2025 - Actualizado às 13h20 05/08/2025

Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, foi informado, esta segunda-feira, em Luanda, do interesse em se realizar, em angola, a edição de 2026 do concurso Miss Internacional, por uma delegação da organização do evento.

A delegação da Organização Miss Internacional, chefiada pela actual detentora do título, Thin Thanh Thuy Huynh, Miss Internacional 2024 , do Vietnam, integrou Beatriz Goulart (Miss Brasil), Roseline Blessing (Miss Nigéria) e Teresa Sara (Miss Angola), assim como Stephen Diaz, director executivo da Organização Miss Internacional.

Uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores indica que a realização do concurso em Angola "posicionaria o país como o quarto anfitrião da história do certame, depois dos Estados Unidos da América, China e Japão".

A audiência, realizada no âmbito da diplomacia cultural, adianta a nota, visou estreitar os laços de cooperação entre Angola e a referida organização, com particular atenção para a promoção da cultura angolana, do turismo e do intercâmbio cultural entre povos e nações.

Durante a audiência, Téte António fez uma abordagem histórica sobre os marcos mais relevantes do percurso político-diplomático do país, desde o período colonial, passando pela conquista da independência, em 1975, até à consolidação da paz e os actuais processos de desenvolvimento.

Téte António partilhou também informações sobre a presença activa de Angola no sistema internacional, tendo destacado o exercício do mandato como membro não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, o contributo no reforço do pan-africanismo e a actual presidência rotativa da União Africana.

Apresentou os princípios fundamentais da Constituição da República de Angola e salientou o papel crescente da mulher angolana nas estruturas do Estado, nos poderes legislativo, executivo e judicial, bem como nas instâncias de decisão político-diplomática.

A nota dá a conhecer que a visita reveste-se de carácter histórico, ao assinalar a primeira deslocação de uma Miss Internacional em título ao continente africano, desde a fundação do concurso em 1960.

Thin Thanh Thuy Huynh é do Vietnam e foi coroada Miss Internacional, a 12 de Novembro de 2024, na cidade de Tóquio, no Japão, representando a juventude global com uma missão de paz, cultura e solidariedade entre os povos, valores partilhados igualmente por Angola na sua política externa.

O Miss International é um dos concursos de beleza mais prestigiados no mundo, realizado anualmente desde 1960.

Com sede no Japão, o certame visa promover a paz e a compreensão entre as nações, através da beleza, inteligência e sensibilidade das suas candidatas, tendo-se tornado, ao longo dos anos, numa plataforma de diplomacia cultural e intercâmbio entre países, reunindo representantes de mais de 70 países numa celebração da diversidade, elegância e compromisso com causas sociais.

A vencedora do título assume o papel de embaixadora da beleza internacional, promovendo acções de solidariedade, campanhas de consciencialização social e projectos humanitários, em linha com o lema do concurso “Beleza pela Paz”.

PUBLICIDADE