Presidente do Vietname realiza visita de Estado a Angola


Luanda - O Presidente do Vietname, Luong Cuong, encontra-se, desde esta quarta-feira, em Luanda, para uma visita de Estado de 72 horas a Angola, a convite do seu homólogo angolano, João Lourenço, no quadro do reforço da cooperação bilateral entre os dois países.
Luong Cuong, que se faz acompanhar da Primeira-Dama do Vietname, foi recebido no Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro", em Luanda, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
O estadista vietnamita vai ser recebido, esta quinta-feira, com honras de Estado, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, pelo Presidente da República, João Lourenço.
Consta ainda do programa de Luong Cuong a deposição de uma coroa de flores junto à placa de homenagem a Ho Chi Minh, uma visita ao Monumento do Soldado Desconhecido e uma deslocação à Assembleia Nacional, onde profere um discurso dirigido aos deputados, indica uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores.
Trata-se da primeira visita de um Chefe de Estado do Vietname ao país, desde que os dois países estabeleceram relações diplomáticas, a 12 Novembro de 1975, um dia depois de proclamada a independência de Angola.
No entanto, os primeiros contactos políticos ocorreram em 1971, quando o fundador da nação angolana, António Agostinho Neto, visitou o Vietname em busca de apoio para a luta pela independência nacional de Angola.
A cooperação entre os dois países é regida por vários instrumentos jurídicos, sendo o mais importante o Acordo Geral de Cooperação, assinado em 1978.
De acordo com a nota do Ministério das Relações Exteriores, está criada uma Comissão Bilateral, que se reúne a cada dois anos, tendo a última reunião sido realizada em Luanda, em Março de 2024.
A cooperação entre os dois países abrange as áreas da saúde, educação, petróleo, segurança e justiça, trabalhando actualmente em Angola 79 médicos vietnamitas, em várias especialidades.
No domínio da educação, foi assinado um Memorando de Entendimento entre a Universidade Agostinho Neto e a Universidade de Ciências Sociais e Humanidades do Vietname para promover o intercâmbio entre as instituições, que vai levar o Vietnam a conceder bolsas de estudo anualmente a estudantes angolanos.
Em Abril de 2008, a Sonangol e a Petro Vietname assinaram um Memorando de Entendimento para cooperação no domínio dos petróleos.
A comunidade vietnamita em Angola é a maior em África, com cerca de 30 mil pessoas, na sua maioria a trabalhar no sector da construção civil.
O Vietname tem demonstrado interesse em reforçar os laços de cooperação com os países da região Austral de África, nomeadamente Angola, África do Sul e Moçambique.