Política

Política


PUBLICIDADE

Angola e Egipto abordam realização da primeira Sessão da Comissão Bilateral

Angola e Egipto abordam Sessão da Comissão Bilateral
Angola e Egipto abordam Sessão da Comissão Bilateral Imagens: DR

Redacção

Publicado às 14h13 07/08/2025 - Actualizado às 14h13 07/08/2025

Luanda - A embaixadora do Egipto em Angola, Neveen El-Husseiny, transmitiu o interesse do seu Governo em realizar, este ano, a primeira Sessão da Comissão Bilateral Angolano-Egípcia, conforme previsto nos compromissos assumidos pelos Chefes de Estado aquando da visita oficial do Presidente João Lourenço ao Egipto.

 A intenção foi manifestada, quarta-feira, durante a audiência que lhe foi concedida pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça.

Segundo um comunicado de imprensa, o encontro serviu para abordar o reforço das relações bilaterais e a concertação de posições no plano multilateral.

Neveen El-Husseiny disse que o referido mecanismo de concertação deverá incluir delegações empresariais de ambos os países, com particular atenção aos sectores considerados estratégicos, numa aposta conjunta pelo crescimento económico e intercâmbio comercial.

O encontro permitiu, também, abordar a inauguração do Grande Museu do Egipto, prevista para Novembro, e o Fórum Anual sobre Questões Africanas, a decorrer em Outubro, ambos no Cairo.

No plano multilateral, as partes debruçarem-se sobre a importância da coordenação de posições no seio das organizações internacionais, sobretudo na UNESCO, onde os dois países partilham visões convergentes sobre a valorização e preservação do património cultural africano.

A secretária de Estado Esmeralda Mendonça reafirmou que o Egipto constitui um parceiro estratégico de longa data e os vínculos entre os dois povos remontam ao período anterior à Independência Nacional, cujo quinquagésimo aniversário se assinala este ano.

Sublinhou ainda que Angola está disponível para alargar a cooperação bilateral, especialmente nos domínios em que os interesses convergem.

A audiência serviu, igualmente, para a embaixadora Neveen El-Husseiny inteirar-se das prioridades da Presidência Angolana da União Africana, com particular interesse pelas questões de paz e segurança.

Esmeralda Mendonça referiu que as linhas estratégicas de Angola estão em conformidade com as acções prioritárias definidas a nível continental, no âmbito da implementação da Agenda 2063, que incorpora igualmente acções direccionadas para o alcance da paz e segurança.

As relações político-diplomáticas entre Angola e o Egipto distinguem-se por uma cooperação sólida assente em princípios de amizade mútua, respeito pela soberania e interesses comuns no plano bilateral e multilateral.

O primeiro grande marco jurídico entre os dois Estados ocorreu em 26 de Março de 1987, quando foi assinado em Luanda o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica e Técnica, que dispõe sobre acções coordenadas nos domínios do Comércio, da Indústria, Educação, formação profissional, Energia, Água, Agricultura, Pescas, Bancos e Finanças.

No âmbito da visita oficial do Presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, a Luanda, em 2023, foram assinados dois memorandos, sendo um na área da Segurança e Ordem Pública, e outro sobre Assistência Técnica em Águas Subterrâneas, buscando traduções práticas da cooperação e aproveitamento da experiência egípcia em hidráulica.

PUBLICIDADE