Política

Política


PUBLICIDADE

PR realça interesse de empresários vietnamitas em investir em Angola

PR recebe homólogo do Vietname
PR recebe homólogo do Vietname Imagens: DR

Redacção

Publicado às 14h39 07/08/2025 - Actualizado às 15h34 07/08/2025

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, esta quinta-feira, em Luanda, que "os empresários privados vietnamitas querem investir em Angola no domínio da Economia".

"Nós estamos certos de que quando isso acontecer juntamente com outros investidores de outras partes do mundo, vão nos ajudar a diversificar a nossa economia, aumentar o volume de produção de bens e serviços e a nossa capacidade de exportação", disse o Chefe de Estado, em declarações à imprensa, no final do encontro que manteve com o seu homólogo do Vietname, Luong Cuong.

Segundo o JA Online, o Presidente da República recordou, ainda, que Angola e o Vietname têm características comuns de países lutadores e vencedores que sofreram com a colonização.

"Hoje, temos a obrigação de pensar apenas no desenvolvimento económico e social dos nossos países. E é o que estamos a fazer", declarou, sublinhando a importância da cooperação e reforçou que "ninguém se desenvolve sozinho".

Por outro lado, João Lourenço destacou, também, que os sete acordos assinados hoje entre os dois países vão servir de base para o aprofundamento da cooperação que se deseja.

Chefe de Estado vietnamita enaltece papel de Angola na presidência da UA 

O Presidente da República Socialista do Vietname, Luong Cuong, elogiou o papel que Angola tem desempenhado na liderança da União Africana (UA), bem como as iniciativas destinadas a promover a paz, segurança e estabilidade do continente africano.

O Chefe de Estado vietnamita falava à imprensa, depois do encontro com o seu homólogo angolano, João Lourenço, tendo apelado a contínua atenção do país para garantir a segurança, criar condições favoráveis e assegurar o ambiente estável para a comunidade e empresas vietnamitas que trabalham e investem em Angola.

Avançou que os dois países vão trabalhar na implementação eficaz dos mecanismos existentes e considerar a criação de subcomissões técnicas nos domínios do interesse comum dos instrumentos rubricados.

Luong Cuong afirmou que os dois países concordam em facilitar o sucesso da troca de produtos com vantagem cooperativa aos restantes mercados, promovendo oportunidades de investimento e a criação de um ambiente favorável à participação das empresas angolanas e vietnamitas nos projectos da agricultura, petróleo, tecnologia e informação, entre outras.

De acordo com o Estadista, além de continuar a fortalecer a cooperação tradicional, como educação, informação, saúde e agricultura, as duas partes manifestaram interesse em ampliar parceria em domínios como defesa, tecnologia e informação, ciência e tecnologia, transição digital e transição verde.

O Presidente do Vietname, Luong Cuong, deslocou-se ao Palácio da Cidade Alta, ao encontro do Chefe de Estado João Lourenço, marcando o ponto alto da sua visita de 72 horas a Angola.

A visita de Luong Cuong, que termina na sexta-feira, é considerada um marco diplomático com grande simbolismo e ambição estratégica, ao reafirmar a vontade política de elevar a cooperação bilateral a uma dimensão multidimensional, que vá além dos laços históricos e avance com projectos concretos nas esferas económica, política e cultural.

 

PUBLICIDADE