PGR e Procuradoria Suprema do Vietname trocam experiências sobre organização


Luanda -A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola e a Procuradoria Popular Suprema do Vietname trocaram experiências sobre a organização e funcionamento dos respectivos sistemas judiciais, durante um encontro realizado, quinta-feira, em Luanda.
Segundo notícia do JA Online, na reunião, o procurador-geral da República, Hélder Pitta Gróz, informou que Angola alberga cerca de cinco mil cidadãos vietnamitas, dos quais 2.200 com residência permanente e outros com residência temporária e vistos de trabalho.
“Há uma preocupação legítima do Vietname em garantir que os seus cidadãos tenham acesso à justiça, protecção dos seus direitos e bens em Angola”, sublinhou.
Do lado angolano, referiu o procurador-geral, há, também, o interesse de assegurar protecção aos cidadãos nacionais que se deslocam ao Vietname para negócios.
O objectivo, segundo o magistrado, é sensibilizar os cidadãos vietnamitas sobre as leis angolanas e garantir o acesso à justiça.
Por sua vez, o procurador do Supremo do Vietname, Nguyen Huy Tien, expressou satisfação com a visita a Angola e pela assinatura de acordos bilaterais em matéria de cooperação judiciária, incluindo o Memorando de Entendimento, o acordo de assistência mútua em matéria penal e o acordo de transferência de prisioneiros.
O magistrado vietnamita afirmou que estes documentos vão permitir reforçar a protecção dos cidadãos vietnamitas em Angola e dos angolanos no Vietname, além de aprofundar a colaboração entre os dois países no domínio da Justiça Penal.