Política

Política


PUBLICIDADE

João Lourenço em Benguela para presidir reunião do Conselho de Governação Local

Presidente da República, João Lourenço, está em Benguela para presidir reunião do Conselho de Governação Local
Presidente da República, João Lourenço, está em Benguela para presidir reunião do Conselho de Governação Local Imagens: CIPRA

Redacção

Publicado às 08h09 09/08/2025 - Actualizado às 08h09 09/08/2025

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, orienta, este sábado, em Benguela, a primeira reunião extraordinária do Conselho de Governação Local e participa na abertura da quinta edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA).

João Lourenço, acompanhado da Primeira-Dama Ana Dias Lourenço, foi recebido, sexta-feira, no Aeroporto Internacional "Paulo Teixeira Jorge", na Catumbela, pelo governador de Benguela, Manuel Nunes Júnior, assim como ministros de Estado e outros membros do Executivo.

O Conselho de Governação Local é um órgão colegial que actua como auxiliar do Presidente da República na formulação e no acompanhamento das políticas de governação da administração pública, visando avaliar, deliberar e orientar acções em diversos domínios essenciais.

Entre os temas que poderão estar em abordagem, está a implementação e adequação da nova divisão político-administrativa, a aprovação de estatutos orgânicos de governos provinciais e administração municipal, o planeamento e execução de infra-estruturas com realce para estradas e novas cidades e políticas de segurança alimentar e nutricional.

As principais atribuições do Conselho de Governação Local são a formulação de políticas de governação local, avaliação da organização político-administrativa e projectos estratégicos desenvolvidos localmente, assim como o exame dos orçamentos e planos anuais dos governos provinciais.

Cabe ainda propor mecanismos de articulação entre a administração central e local, monitorar políticas de combate às desigualdades regionais e promover a desconcentração administrativa e financeira, acompanhar o progresso das autarquias locais e as reformas do Estado que impactem na governação local.

Relativamente a Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA), trata-se de um evento nacional que reúne autoridades municipais, provinciais, instituições públicas, empresas privadas e sociedade civil para promover o desenvolvimento local.

Nesta quinta edição participam os 326 municípios das 21 províncias do país, resultantes da nova divisão político-administrativa.

Organizada pelo Ministério da Administração do Território, com apoio dos governos provinciais, a feira inclui exposições, palestras e reuniões de negócios e visa partilhar informações sobre os territórios, projectos, programas e oportunidades de investimento, em cada município e cidade.

A FMCA visa também estimular o desenvolvimento local, incentivando parcerias e atracção de investimentos para os municípios, promover a cooperação e intercâmbio entre diferentes municípios e cidades, possibilitando o aprendizado e replicação de boas práticas e expor potenciais regionais, em matéria de infra-estruturas, turismo, agricultura e educação.

PUBLICIDADE