PR constata andamento das obras dos Hospitais dos Queimados e Pedalé


Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, visitou esta terça-feira, os futuros hospitais dos Queimados e "Pedalé", na Centralidade do Kilamba e na zona do Morro Bento, respectivamente, em Luanda, para constatar o andamento das obras.
Durante as visitas, o Chefe de Estado, acompanhado dos seus auxiliares, recebeu informações sobre a execução destas infra-estruturas de saúde pública, percorrendo depois as suas diversas áreas.
As obras do Hospital dos Queimados estão em fase avançada de execução. A unidade hospitalar será de terceiro nível de assistência e de referência nacional para o tratamento especializado de queimaduras.
Com início em março de 2022, o Hospital está ser construído numa área total de 48. 207 metros quadrados, distribuída por quatro edifícios, incluindo o bloco principal com seis pisos, um centro de produção de oxigénio e uma estação de tratamento de águas residuais.
Terá uma capacidade instalada para 249 camas, das quais 60 serão destinadas à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), equipada com tecnologia de ponta para suporte a pacientes em estado crítico.
Esta unidade será vocacionada para o tratamento de queimaduras graves e de alta complexidade, contemplando ainda áreas específicas para reabilitação, cuidados prolongados e cirurgia reconstrutiva.
Quanto ao Complexo "Pedalé, o projecto contempla um moderno Hospital com especialidades múltiplas, uma capacidade para cerca de 100 camas, todas afectas ao internamento normal repartidos por 3 pisos. Vai possuir uma completa infra-estrutura cujos elementos estão distribuídos numa área construída com cerca de 26.000 metros quadrados.
A unidade hospitalar terá, entre outras, área de consultas externas (15 gabinetes e 11 salas de exames), urgência geral e pediátrica, imagiologia, medicina física e de reabilitação, hospital de dia oncológico, área laboratorial, auditório, biblioteca, gabinetes da administração, refeitório, áreas técnicas.
O objectivo principal da visita do Chefe de Estado foi verificar o cumprimento dos prazos e padrões de qualidade, bem como identificar e solucionar eventuais constrangimentos técnicos e operacionais.