Política

Política


PUBLICIDADE

Participação de Angola na TICAD abordada em audiência nas Relações Exteriores

Ministro das Relações Exteriores reuniu-se com embaixador do Japão acreditado em Angola
Ministro das Relações Exteriores reuniu-se com embaixador do Japão acreditado em Angola Imagens: MIREX

Redacção

Publicado às 11h11 13/08/2025

Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, reuniu-se, esta segunda-feira, em Luanda, com o embaixador do Japão acreditado em Angola, Hiroaki Sano, com quem abordou os preparativos da próxima edição da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD), a realizar-se no corrente mês.

A conferência, que vai decorrer em Yokohama (Japão), de 20 a 22 do corrente mês, é uma iniciativa do governo japonês, em parceria com as Nações Unidas, o PNUD, o Banco Mundial e a Comissão da União Africana.

Durante a audiência, as duas entidades abordaram aspectos diplomáticos e protocolares da participação angolana na conferência, bem como as prioridades estratégicas que poderão ser levadas por Angola ao evento.

Téte António destacou a importância da TICAD como uma plataforma privilegiada de diálogo e cooperação entre África e o Japão, sublinhando o compromisso de Angola com a promoção do desenvolvimento sustentável, paz e integração regional.

Por sua vez, o Embaixador japonês reiterou o empenho do seu Governo em fortalecer as relações com Angola e apoiar projectos que contribuam para o crescimento económico e a melhoria das condições de vida do povo angolano.

A TICAD é uma plataforma de grande visibilidade diplomática para os países africanos, oferecendo oportunidades para a defesa dos interesses comuns em fóruns internacionais, negociar apoio financeiro e técnico e estabelecer ou fortalecer relações bilaterais com o Japão e outros parceiros.

Diferencia-se por adoptar uma abordagem baseada na propriedade africana dos processos de desenvolvimento e no princípio de parceria, esclarfece uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores.

A conferência promove o diálogo político e incentiva a resolução pacífica de conflitos, bem como a construção de instituições democráticas e estáveis, além de estimular o comércio e o investimento entre África e o Japão.

A TICAD serve de ponte para aumentar os fluxos de investimento directo japonês em África, particularmente em sectores como energia, agricultura, saúde, educação e tecnologia, apoiar o desenvolvimento do capital humano e programas de capacitação, bolsas de estudo e transferência de tecnologia.

Esta nona edição da TICAD visa promover a liderança africana e parcerias internacionais para impulsionar o desenvolvimento sustentável do continente, estando as discussões concentradas em encontrar soluções inovadoras sobre os pilares de economia, sociedade, paz e estabilidade.

PUBLICIDADE