Política

Política


PUBLICIDADE

Téte António representa Presidente João Lourenço na cimeira África Oriental-África Austral

Ministro Téte António representa Presidente da República na cimeira conjunta CAO-SADC
Ministro Téte António representa Presidente da República na cimeira conjunta CAO-SADC Imagens: MIREX

Redacção

Publicado às 09h25 14/08/2025 - Actualizado às 09h26 14/08/2025

Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, representou, esta quarta-feira, o Presidente da República e em exercício da União Africana, João Lourenço, na Cimeira Conjunta Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo das comunidades da África Oriental (CAO) e de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que tratou da restauração da paz e estabilidade na RDC.

Realizada em formato virtual, a cimeira foi co-presidida por Emmerson Mnangagwa, Presidente do  Zimbabwe e em exercício da SADC, e William Arap Ruto, Chefe de Estado do Kenya e em exercício da Comunidade da África Oriental.

A cimeira tratou da restauração da paz e da estabilidade na República Democrática do Congo (RDC), mediante a nomeação de um painel de facilitadores, liderado por cinco ex-Chefes de Estado africanos, nomeadamente Mokgweetsi Masisi, do Botswana, Olusegun Obasanjo, da Nigéria, Uhuru Kenyatta, do Kenya, Catherine Samba-Panza, da República Centro Africana, e Sahle-Work Zewde, da Etiópia.

O mandato geral do painel de facilitadores consiste em liderar e orientar os esforços diplomáticos, no âmbito da iniciativa unificada SADC-CAO, consolidando os processos de Nairobi e de Luanda, com vista a alcançar uma solução abrangente, justa e sustentável para o conflito no Leste da RDC, esclarece uma nota de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores.

O painel de facilitadores, em concertação com o mediador da Comissão da União Africana, deve envolver as partes em conflito no Leste da RDC e deitar abaixo as barreiras de comunicação, assim como identificar as razões fundamentais que alimentam o conflito e traçar o caminho a seguir para a sua resolução sustentável, adianta a nota.

Deve ainda explorar opções e encontrar vias que conduzam a acordos mútuos capazes de resgatar a esperança e restabelecer um clima de confiança entre as partes, segundo a nota de imprensa.

Participaram na cimeira conjunta, Paul Kagame, Presidente do Rwanda, Félix-Antoine Tshisekedi, da RDC, Hakainde Hichilema, da Zâmbia, Jéssica Alupo, Vice-Presidente do Uganda, Prosper Bazombanza, Vice-Presidente do Burundi, Philip Isdor Mpango, Vice-Presidente da Tanzânia, além dos ministros dos Negócios Estrangeiros do Madagáscar, Malawi e Sudão do Sul.

PUBLICIDADE