Presidente da República inaugura Campus Universitário Lueji A'nKonde


Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou, esta quinta-feira, no Dundo, o Campus Universitário Lueji A'nKonde, no quadro da sua visita de trabalho de 24 horas à Província da Lunda-Norte.
Após o corte da fita e o descerramento da placa, o Chefe de Estado, acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, efectuou uma visita às instalações do empreendimento, erguidas numa área de 19 mil metros quadrados, e orçado em 60 milhões de dólares.
Financiado pela Empresa de Diamantes de Angola (ENDIAMA), no quadro da expansão da oferta formativa no ensino superior, o campus comporta o edifico da reitoria, 87 salas de aula, dentre elas duas para julgamentos simulados.
Segundo a ANGOP, Dispõe igualmente de residências para estudantes e docentes, bibliotecas, áreas administrativas e de lazer, entre outros compartimentos inerentes à actividade académica.
A infra-estrutura vai albergar, numa primeira fase, anualmente mais de oito mil alunos, nos cursos de Direito e Economia.
Pela sua dimensão, a reitoria da Universidade Lueji A'nKonde projecta a criação de um Instituto Superior Politécnico, para ministrar cursos de enfermagem, geologia, minas e extensão rural.
A província da Lunda-Norte tem três unidades orgânicas de ensino, nomeadamente as faculdades de Direito, de Economia e de Pedagogia, todas afectas a Universidade Lueji A'nKonde.
O Presidente da República vai, depois, presidir a uma reunião com os membros do Governo da Província da Lunda-Norte, para uma abordagem da situação geral da região.
Após a conclusão da visita à Lunda-Norte, João Lourenço segue, sexta-feira, para a província vizinha da Lunda-Sul, onde no mesmo dia cumpre uma jornada de trabalho, durante a qual vai inaugurar uma outra infraestrutura universitária, na cidade doe Saurimo.