Presidente da República inaugurou Instituto Superior Politécnico na Lunda-Sul


Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou esta sexta-feira, em Saurimo, província da Lunda-Sul, as novas instalações do Instituto Superior Politécnico da Universidade Lueji A'nKonde, com capacidade para albergar 5.418 estudantes em três turnos.
Segundo a Angop, após o corte da fita e descerramento da placa, o Chefe de Estado percorreu às instalações da nova unidade orgânica, que dispõe de 1.207 vagas para o ano lectivo 2025-2026 num total de 13 cursos.
Localizada no município de Muangueji, a cerca de seis quilómetros do centro da cidade de Saurimo, a infra-estrutura comporta 57 salas de aula, 11 laboratórios especializados nas áreas de engenharia, enfermagem, anatomia, química, eletromecânica, física e mineralogia, bem como auditório, com 320 lugares, sala de informática, equipada com 36 computadores, e dois campos polidesportivo.
Possui ainda seis gabinetes, duas salas de aulas magnas, biblioteca, edifícios de apoio, enfermaria, cantina e refeitórios.
A instituição, orçada em mais de 45 milhões de dólares, lecciona os cursos de construção civil, electricidade, minas, mecânica, história, informática, eletromecânica, metalurgia, matemática, pedagogia, enfermagem, biologia e administração e gestão.
A infra-estrutura foi financiada pela empresa de comercialização de diamantes Sodiam E.P., no âmbito da sua responsabilidade social, tendo os obras durado três anos, a cargo da construtora Engevia, numa área de 94.400 metros quadrados, sendo que a zona construída abrange 14.000 metros quadrados.
Trata-se da única unidade orgânica de ensino da província da Lunda-Sul, a qual afecta à Universidade Lueji A'nKonde, que conta ainda três da vizinha Lunda-Norte. nomeadamente as faculdades de Direito, Economia e de Pedagogia.
O governo da Lunda-Sul está a projectar a criação de salas satélites nas sedes municipais de cacolo, Dala e Muconda para a implementação do ensino superior, a fim de evitar que os jovens se desloquem à capital da província, Saurimo, para concluir este nível de ensino.
A localidade de Muangueji foi elevada recentemente à categoria de município, no âmbito da Nova Divisão Político-administrativa.