Política

Política


PUBLICIDADE

Presidente João Lourenço reafirma aposta na construção de infra-estruturas

Presidente da República, João Lourenço, responde aos jornalistas na Lunda Sul
Presidente da República, João Lourenço, responde aos jornalistas na Lunda Sul Imagens: Miguel Cristovão

Alberto Capitão e Celestina Zola

Publicado às 13h50 15/08/2025 - Actualizado às 14h06 15/08/2025

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, reafirmou, esta sexta-feira, em Saurimo (província da Lunda Sul), a aposta do Executivo na construção de infra-estruturas que visam impulsionar o desenvolvimento económico e social da região Leste do país.

Na conferência de imprensa, depois de inaugurar o Instituto Superior Politécnico da Universidade Lueji A'Nkonde, João Lourenço assegurou que o Executivo tem vindo a incentivar empresas públicas e privadas a cumprirem a sua responsabilidade social financiando projectos diversos.

João Lourenço respondia a Rede Girassol sobre o financiamento que as empresas Sodiam e Endiama fizeram na construção e apetrechamento do Instituto Superior Politécnico, na Lunda Sul, e do Campus da Universidade Lueji A'Nkonde, na Lunda Norte, respectivamente.

O estadista angolano garantiu a continuidade na execução de programas que visam o desenvolvimento da Lunda Sul, nos domínios da energia e águas, vias de comunicação, entre outros, destacando os ligados a construção de um estádio de futebol e ao fornecimento de água potável, particularmente a cidade de Saurimo, capital provincial, que enfrenta actualmente dificuldades de abastecimento.

A província da Lunda Sul conta, desde esta sexta-feira, com o Instituto Superior Politécnico, afecto a Universidade Lueji A’Nkonde, infra-estrutura inaugurada pelo Presidente da república, João Lourenço, que escalou a cidade de Saurimo esta manhã.

A infra-estrutura, financiada em cerca de 45 milhões de dólares, pela empresa diamantífera Sodiam, foi construída numa área de 94 mil 426 metros quadrados, com uma capacidade para atender cinco mil 418 estudantes, em três turnos.

O instituto comporta 57 salas de aulas, 11 laboratórios especializados em áreas como anatomia, química, electromecânica, física, informática, virtual multidisciplinar e mineralogia, assim como um auditório com 320 lugares e uma biblioteca.

PUBLICIDADE