Política

Política


PUBLICIDADE

João Lourenço participa no Japão em conferência sobre desenvolvimento de África

Japão expectante na presença de Angola na TICAD em Yokohama
Japão expectante na presença de Angola na TICAD em Yokohama Imagens: DR

Redacção

Publicado às 19h21 16/08/2025

Luanda - O presidente da República e em exercício da União Africana, João Lourenço, desloca-se, este sábado, ao Japão, para participar na nona Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD9).

Segundo o secretário para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa do Presidente da República, Luís Fernando, o evento realiza-se na cidade de Yokohama, com a presença de vários outros Chefes de Estado e de Governo do continente africano.

A conferência, que vai decorrer de 20 a 22 do corrente mês, é uma iniciativa do governo japonês, em parceria com as Nações Unidas, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Banco Mundial e Comissão da União Africana, com a participação de parceiros do sector privado e sociedade civil.

Luis Fernando adiantou que a TICAD constitui um mecanismo, através do qual o Japão procura promover o desenvolvimento do continente africano.

Sob o lema "Pessoas, planeta e prosperidade no mundo em mudança", a a TICAD funciona como uma plataforma privilegiada de diálogo e cooperação entre África e o Japão, oferecendo oportunidades para a defesa dos interesses comuns, negociação de apoios financeiro e técnico e estabelecimento ou fortalecimento de relações bilaterais, entre países africanos e o Japão e outros parceiros.

A conferência promove o diálogo político e incentiva a resolução pacífica de conflitos, bem como a construção de instituições democráticas e estáveis, além de estimular o comércio e o investimento entre África e o Japão.

A TICAD serve de ponte para aumentar os fluxos de investimento directo japonês em África, particularmente em sectores como energia, agricultura, saúde, educação e tecnologia, apoiar o desenvolvimento do capital humano e programas de capacitação, bolsas de estudo e transferência de tecnologia.

Esta nona edição da TICAD visa promover a liderança africana e parcerias internacionais para impulsionar o desenvolvimento sustentável do continente, estando as discussões concentradas em encontrar soluções inovadoras sobre os pilares de economia, sociedade, paz e estabilidade.

PUBLICIDADE