Política

Política


PUBLICIDADE

Presidente João Lourenço reúne-se com várias personalidades no Japão

Presidente João Lourenço assiste, no Japão, assinatura de acordo financeiro entre Angola e a Agência Japonesa de Cooperação
Presidente João Lourenço assiste, no Japão, assinatura de acordo financeiro entre Angola e a Agência Japonesa de Cooperação Imagens: CIPRA

Redacção

Publicado às 10h29 22/08/2025 - Actualizado às 10h29 22/08/2025

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, reuniu-se, esta quinta-feira, em Yokohama (Japão), com os seus homólogos do Burundi e do Togo e com o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, com quem analisou a cooperação bilateral entre Angola e aqueles países.

Os encontros decorreram à margem da nona Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD9), que decorre, desde quarta-feira, no Japão, co-presidida por João Lourenço, na sua qualidade de Presidente em exercício da União Africana.

Com efeito, João Lourenço, analisou o estado das relações bilaterais e abordou questões ligadas ao reforço da cooperação político-diplomática, económica e de defesa e segurança, com o Presidente do Burundi, Évariste Ndayishimiye.

Angola e Burundi mantêm relações diplomáticas e cooperação bilateral nas áreas da formação de quadros, agricultura, defesa e segurança, sendo ambos os países membros da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), onde têm desenvolvido concertações político-diplomáticas.

Os dois países partilham igualmente experiências, no domínio da reconciliação nacional e da consolidação da paz, fruto do percurso histórico comum marcado por conflitos armados e subsequentes processos de estabilização.

Encontro com homólogo do Togo

O estadista angolano reuniu-se com o Presidente do Togo, Faure Essozimna Gnassingbé, com quem conversou sobre assuntos de interesse comum dos dois países.

No encontro, foi analisado o reforço da cooperação bilateral e trocadas impressões sobre questões da actualidade africana, com destaque para os desafios da integração regional e da paz e segurança no continente.

Angola e Togo desenvolvem relações de cooperação em sectores como comércio, agricultura, transportes e na concertação político-diplomática, no seio da União Africana e de outras organizações internacionais e regionais.

Em 2016, Angola e Togo assinaram um memorando de entendimento para concertação política e econômica, visando o aprofundamento das relações bilaterais.

Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe

À saída da audiência, o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Américo dos Ramos, disse ter sido uma honra encontrar-se com o Presidente João Lourenço para trocar "algumas palavras sobre a cooperação entre os dois Estados".

Considerou que as relações de cooperação entre os dois países ultrapassam aquilo que é comum entre outros Estados, por terem laços históricos e de consanguinidade relevantes, sublinhando que "cada são- tomense se sente angolano, quando está em Angola, e cada angolano, em São Tomé e Príncipe, sente-se como são-tomense".

Deu a conhecer que no encontro foi abordado o agendamento de uma possível visita sua, o mais breve possível, a Angola e também do Presidente João Lourenço a São Tomé e Príncipe.

Acordo financeiro e outras audiências

O Presidente da República assistiu a assinatura de um acordo, no domínio financeiro, rubricado pela ministra angolana das Finanças, Vera Daves de Sousa, e pelo presidente da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), Tanaka Akihiko.

À margem da TICAD9, o Chefe de Estado angolano concedeu ainda audiências a outras individualidades africanas e japonesas, no quadro da intensificação das parcerias estratégicas, com incidência nos sectores da industrialização, inovação tecnológica, saúde, agricultura e infra-estruturas.

Assim, João Lourenço recebeu o secretário-geral adjunto das Nações Unidas e administrador executivo em exercício do PNUD, Xaoliang Xu, o director-geral da Corporação Financeira Internacional ligada ao Banco Mundial, Makhtar Diop, e o presidente da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), Tanaka Akihiko.

A TICAD9 terminou, esta sexta-feira, tendo reunido líderes africanos, parceiros internacionais e empresários, que debateram o reforço da cooperação e a promoção de investimentos em África.

PUBLICIDADE