Presidente da União Africana recebido no Palácio Imperial de Tóquio


Luanda - O encontro entre o Imperador japonês Naruhito e o líder da União Africana, João Lourenço, marcou sexta-feira, em Tóquio, um dos pontos altos da agenda de trabalho do Chefe de Estado no país insular do Pacífico, segundo o JA Online.
João Lourenço, acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, foi recebido no Palácio Imperial de Tóquio, numa cerimónia restrita.
Recentemente, o Presidente da República expressou o permanente interesse de Angola em aprofundar as relações de amizade e de cooperação com o Japão em todas as áreas que possam contribuir para que sejam alcançados resultados concretos e com benefícios recíprocos.
A intenção foi afirmada em Fevereiro, numa mensagem transmitida ao Imperador Naruhito, por ocasião do Dia Nacional do Japão.
João Lourenço destacou, na mensagem, a história secular do Japão e as conquistas alcançadas ao longo de décadas, referências estas que aprecia “de forma altamente positiva”.
Na ocasião, salientou o contributo prestado pelo Japão ao mundo, através de descobertas no plano científico, técnico e tecnológico, com um impacto inegável na melhoria das condições de vida de todos os povos do planeta.
O Japão foi fundado a 11 de Fevereiro de 660 a.C. pelo Imperador Jinmu Tenn, que se auto-proclamou o primeiro Imperador do país.
A data é celebrada anualmente como o Dia Nacional da Fundação do Japão.