Presidente dos Emirados Árabes Unidos inicia visita de Estado a Angola


Luanda - O Presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohamed Bin Zayed Al Nahyan, chegou, este domingo, a Luanda, para uma visita de Estado de dois dias a Angola, a convite do seu homólogo angolano, João Lourenço.
Sua Alteza Real Sheikh Mohamed Bin Zayed Al Nahyan foi recebido no Aeroporto Internacional "04 de Fevereiro", pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores revela que Sheikh Mohamed Bin Zayed Al Nahyan vai ser recebido, segunda-feira, no Palácio Presidencial com honras militares e 21 salvas de canhão, seguindo-se um encontro em privado entre os dois estadistas e conversações oficiais, assim como assinatura de acordos.
As relações diplomáticas entre os dois países foram oficialmente estabelecidas, em 1997, tendo Angola aberto a sua embaixada, em Abu Dhabi, em Setembro de 2008, e os Emirados Árabes Unidos inaugurado a sua representação diplomática, em Luanda, em Agosto de 2016.
O relacionamento bilateral ganhou maior expressão com a assinatura, em Junho de 2015, em Abu Dhabi, do Acordo Geral de Cooperação Económica, Comercial, Industrial, Tecnológica, Financeira e Política, adianta a nota do Ministério das Relações Exteriores, que salienta que, no mesmo mês, foi assinado o Memorando de Entendimento criando a Comissão Conjunta, como mecanismo destinado a reforçar a concertação em diversos domínios.
Os dois países estão ligados a vários instrumentos jurídicos, nomeadamente os acordos de Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos, assinado em Abril de 2017, para Evitar a Dupla Tributação e Prevenir a Evasão Fiscal (Fevereiro de 2018) e dos Serviços Aéreos, assim como um Memorando de Entendimento no sector dos transportes, estes últimos formalizados, em Abril de 2021.
No plano económico, os Emirados Árabes Unidos é um dos principais investidores em Angola, estando a DP World e a Abu Dhabi Ports a desenvolverem projectos, avaliados em mais de 440 milhões de dólares, para modernizar o Porto de Luanda e o seu terminal multiuso.
No sector energético, a Masdar prepara a construcção de uma central solar fotovoltaica de 150 megawatts, no município de Quipungo (província da Huíla), capaz de fornecer eletricidade a cerca de 90 mil habitações e reduzir em 224 mil toneladas as emissões de dióxido de carbono por ano.
Outro investimento de relevo é o projecto da Dubai Investments para a criação de uma zona económica integrada de cerca de dois hectares, nos arredores de Luanda, com áreas residenciais, comerciais e industriais.
No mesmo sentido, foram firmados acordos de financiamento verde, destinados ao sector das tecnologias de informação e iluminação pública em várias cidades angolanas.
No domínio da defesa, a empresa Edge assinou um contrato, avaliado em aproximadamente mil milhões de euros, para o fornecimento de três corvetas de 71 metros e outras embarcações à Marinha de Guerra Angolana.
Os Emirados Árabes Unidos assume também uma posição de destaque no comércio de diamantes, adquirindo, actualmente, cerca de dois terços da produção nacional, sublinha a nota de imprensa.
Angola, por sua vez, esclarece a nota de imprensa, é um parceiro estratégico no fornecimento de minerais críticos, como cobre, cobalto, manganês e lítio, indispensáveis aos projectos de transição energética e de inovação tecnológica do Golfo.
O intercâmbio comercial não petrolífero entre os dois países, em 2024, atingiu 2,1 mil milhões de dólares, um crescimento de 3,3 por cento, em relação ao ano anterior, tendo os Emirados exportado para Angola telemóveis, têxteis, chapas de alumínio, medicamentos, arroz e perfumes, entre outros produtos.
O dinamismo empresarial tem sido impulsionado pela assinatura de acordos entre a Abu Dhabi Chamber of Commerce and Industry e a Angola-UAE Chamber of Commerce and Industry, bem como pelas missões comerciais que, só em 2025, promoveram 252 reuniões bilaterais entre empresas.
Nos últimos anos, os dois países intensificaram a cooperação no sector da energia, com a assinatura de um memorando para a instalação de dois mil quilómetros de linhas de transmissão eléctrica até 2025, envolvendo a Ducab Group e a Somagec Group.
Em paralelo, a Câmara de Comércio Angola-EAU firmou, em Fevereiro de 2023, um acordo com representantes de Sharjah, prevendo a realização da conferência internacional Global Business Forum Angola, dedicada ao agronegócio, diamantes, ouro, petróleo e gás.
Os Emirados Árabes Unidos é uma confederação localizada no Golfo Pérsico, formada por monarquias, cada uma detendo a sua soberania, chamadas de emirados.
Os sete emirados são Abu Dhabi, Dubai, Xarja, Ajmã, Umm al-quwain, Ras al-khaimah e Fujeira.
A capital e segunda maior cidade dos Emirados Árabes Unidos é Abu Dhabi, que é o centro das actividades políticas, industriais e culturais.
O islamismo é a religião oficial e o idioma árabe a língua oficial.