Presidente João Lourenço regressa ao país


Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, regressou, este domingo, ao país, depois de uma visita de alguns dias ao Japão, onde co-presidiu a nona Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD), na qualidade de Presidente em exercício da União Africana.
À sua chegada, João Lourenço, acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de boas-vindas da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.
Durante a sua estada no Japão, o Presidente João Lourenço proferiu discursos na abertura e no encerramento da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD), assim como na inauguração de uma feira de negócios.
Manteve igualmente encontros com o Primeiro-Ministro do Japão, Shigeru Ishiba, assim como com os seus homólogos do Togo e do Burundi, com o Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, e com outras individualidades das áreas política, financeira e empresarial.
A TICAD é um mecanismo multilateral de que o Japão se serve, desde 1993, quando foi criado, para promover o diálogo com o continente africano, visando contribuir para o progresso dos países de África.
As reuniões da TICAD realizam-se de três em três anos, tendo a última ocorrido, em Tunes (Tunísia), em 2022.
Do ponto de vista bilateral, o Presidente João Lourenço assistiu a assinatura de vários instrumentos jurídicos entre Angola e o Japão, nos domínios financeiro, do abastecimento de água, energia, transportes, formação, saúde e cultura.