Conselho de Ministros felicita basquetebolistas pela conquista do título africano


Luanda - O Conselho de Ministros felicitou, esta quarta-feira, em Luanda, a selecção nacional sénior masculina de basquetebol pela conquista do décimo segundo título africano, ao vencer o trigésimo primeiro campeonato africano, disputado em Angola, nas cidades de Luanda e Moçamedes (Namibe).
No comunicado final da sua oitava sessão ordinária, realizada sob orientação do Presidente da República, João Lourenço, o Conselho de Ministros “saúda calorosamente" a selecção, salientando que a conquista do Afrobasket2025 reafirma o lugar de Angola como potência desportiva no continente africano.
De acordo com o comunicado, a vitória é fruto do empenho, disciplina e dedicação exemplar dos atletas, da competência da equipa técnica e do incansável apoio do povo angolano, representando, igualmente, o espírito de unidade, perseverança e superação que caracteriza a nação angolana.
O Conselho de Ministros reconhece o impacto positivo da conquista para a juventude, que encontra nos campeões um exemplo de coragem, determinação e patriotismo.
Neste sentido, manifesta o profundo orgulho do Executivo e reitera o compromisso de continuar a apoiar o desenvolvimento do desporto nacional, como factor de coesão social, afirmação internacional e promoção de valores cívicos.
Angola conquistou, domingo último, o seu décimo segundo título continental, ao vencer, na final do Afrobasket2025, o Mali, por 70-43, tendo o base da selecção, Childe Dundão, sido eleito melhor jogador da competição e um dos integrantes da equipa ideal da prova, juntamente com o seu colega Bruno Fernando.
Completam o cinco ideal do Afrobasket2025 o senegalês Brancou Badio e os malianos Aliou Diarra e Mahamane Colibali.
Campeões vão receber residência e viatura
Cada um dos atletas da selecção nacional vai beneficiar de residência e viatura, depois de terem vencido o Afrobasket2025, deu a conhecer à imprensa, esta terça-feira, em Luanda, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão
Após a cerimónia de recepção da selecção campeã africana pelo Presidente da República, João Lourenço, o ministro da Juventude e Desportos afirmou que "quem se dedica à pátria merece ser distinguido".
Recorde-se que a selecção nacional venceu o título africano, ao derrotar o Mali, por 70-43, no pavilhão do Kilamba, em Luanda, num altura em que Angola festeja os 50 anos da sua independência, a assinalar-se a 11 de Novembro próximo.
Integraram a selecção, os jogadores Childe Dundão, Abou Gakou, Sílvio de Sousa, Selton Miguel, Milton Valente, Jilson Bango, João Fernandes, Macachi Braz, Bruno Fernando, Kevin Kokila, Eduardo Francisco, Jilson Bango e Gelson Gonçalves.