Analisada segurança na região dos Grandes Lagos com enviado da ONU


Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, analisou, esta quinta-feira, questões de segurança na região dos Grandes Lagos e no Leste da República Democrática do Congo (RDC), em audiência que concedeu ao enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, Huang Xia.
Em declarações à imprensa, o enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a região dos Grandes Lagos, Huang Xia, destacou o papel de Angola como actor central na mediação e na busca de soluções africanas para crises em África, sublinhando a liderança de João Lourenço, no quadro da União Africana e do Processo de Luanda para a paz na RDC.
Sublinhou que os esforços empreendidos por Angola têm sido reconhecidos pelos países da sub-região do continente e pela comunidade internacional, sobretudo no acompanhamento das negociações entre o Governo da RDC e o grupo armado M23, em Doha (Qatar).
Deu a conhecer que já se registaram alguns avanços, como a assinatura de acordos e o início de negociações, mas considerou necessária uma maior participação de todos os actores relevantes para garantir uma paz duradoura e estabilidade global na região.
“É fundamental que todos os intervenientes se associem de forma construtiva, para que possamos alcançar resultados definitivos, capazes de assegurar a estabilidade e o desenvolvimento desejado pelo continente”, sublinhou Huang Xia.
Em Junho último, um acordo, entre as autoridades da RDC e representantes do grupo M23, foi assinado, sob mediação dos Estados Unidos da América, Qatar e da União Africana, visando pôr fim a um conflito armado que dura há vários anos.