Embaixadora Dalva Ringote destaca laços de cooperação entre Angola e China


Luanda - Os excelentes laços de amizade e de cooperação entre Angola e a China foram destacados, quinta-feira, pela embaixadora naquele país asiático, Dalva Ringote, durante uma visita à Região Administrativa Especial de Hong Kong.
A diplomata angolana, acompanhada do cônsul-geral de Angola em Macau, Eduardo Velasco Galiano, abordou com as autoridades daquela Região as reformas económicas e estruturais implementadas pelo Executivo angolano, com realce para a nova Lei de Investimento Privado, instrumento essencial para a promoção e captação de Investimento Directo Estrangeiro (IDE) e para o combate à corrupção.
De acordo com uma nota da embaixada de Angola na China, a visita de Dalva Ringote teve como objectivo aprofundar as relações bilaterais de cooperação com aquela região do Sul da Ásia.
A diplomata falou também sobre as oportunidades de negócios em Angola, salientando sectores em desenvolvimento, como o Corredor do Lobito, os Portos de Luanda e do Lobito, barragens hidroeléctricas, bem como as infra-estruturas rodoviárias que ligam o Norte ao Sul do país.
As autoridades chinesas congratularam-se com a iniciativa de Angola e manifestaram a disposição da Região Administrativa Especial de Hong Kong em unir esforços na promoção da amizade, aprofundamento da cooperação mutuamente vantajosa e fortalecimento de uma parceria estratégica abrangente.
Na ocasião, foi enfatizado que, sob o modelo “um país, dois sistemas”, Hong Kong pode servir como plataforma de ligação ao mercado asiático, permitindo a Angola expandir a presença em mercados emergentes africanos, aprofundar trocas comerciais e explorar as sinergias entre as economias chinesa e angolana.