Téte António reúne-se com enviado especial do SG da ONU


Luanda – O ministro das Relações Exteriores, Téte António, reuniu-se, esta quinta-feira, em Luanda, com o enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a região dos Grandes Lagos. Huang Xia, com quem analisou o processo de mediação para a paz no Leste da República Democrática do Congo (RDC).
Importa recordar que o Presidente do Togo, Faure Essozimna de Gnassingbé, foi, recentemente, designado pela União Africana para liderar o processo de mediação para a paz na RDC.
Huang Xia felicitou o Presidente angolano, João Lourenço, pela liderança exercida na presidência da União Africana e saudou os esforços empreendidos por Angola na mediação do conflito no Leste da RDC, bem como na resolução de outras crises que afectam a região dos Grandes Lagos.
O enviado especial da ONU aproveitou a ocasião para consultar as autoridades angolanas sobre a arquitetura do processo de paz estabelecida pela África Oriental e pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), no quadro da mediação e acompanhamento da situação na RDC.
Téte António apresentou ao seu interlocutor uma actualização sobre os esforços do Presidente togolês, Faure Essozimna de Gnassingbé, no processo de mediação do conflito, tendo feito igualmente uma síntese das conclusões da Cimeira Conjunta Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade da África Oriental (CAO) e da SADC, realizada a 13 do corrente mês, visando a restauração da paz e estabilidade na RDC.
A cimeira decidiu criar um painel de facilitadores, constituído por cinco antigos Chefes de Estado africanos, designadamenteMokgweetsi Masisi, do Botswana, Olugun Obasanjo, da Nigéria, Uhuru Kenyatta, do Kenya, Cathrine Samba-Panza, da República Centro-Africana, e Sahle-Work Zewde, da Etiópia.
O mandato do referido painel visa orientar os esforços diplomáticos, no âmbito da iniciativa unificada SADC–CAO, consolidando os processos de Nairobi e de Luanda, visando alcançar uma solução abrangente, justa e sustentável para o conflito no Leste da RDC.
Huang Xia felicitou Angola pela conquista do Afrobasket2025, tendo considerado que a vitória representa o investimento do país no desporto e na juventude, bem como a valorização da imagem do país no plano internacional.
Com mais de 30 anos de experiência diplomática, incluindo cargos de embaixador da China no Níger, Senegal e Congo, Huang Xia ocupa o carlo de enviado especial da ONU, desde 2019, sendo considerado um especialista experiente em construção da paz e resolução de conflitos.
Nesta sua função concentra-se em promover a estabilidade regional, promover o diálogo entre as partes interessadas e a implementação do Quadro de Paz, Segurança e Cooperação para a RDC e a Região dos Grandes Lagos, esclarece uma nota de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores.