União Africana prevê institucionalização de parceria com Caraíbas


Luanda - O representante permanente de Angola junto da União Africana (UA), Miguel Bembe, anunciou, sexta-feira, em Luanda, a pretensão da institucionalização de parcerias na Cimeira da Organização dos Estados de África e Caraíbas, a ser realizada em Setembro deste ano.
Em declarações à imprensa, à margem da Conferência Nacional Sobre o Capital Humano, o embaixador considerou de grande relevância a cimeira, tendo em conta a ligação histórica, cultural e sanguínea que existe entre a África e os povos caribenhos.
“Esta cimeira será um evento em que os Estados-membros da União Africana e também os da Comunidade do Caribe vão analisar a possibilidade de evoluir para uma parceria”, explicou.
Por outro lado, também no quadro das acções da organização continental, disse que de 8 a 10 de Setembro será realizada a 2ª Cimeira Africana sobre o Clima, e decorrer no âmbito da presidência de Angola do Conselho de Paz e Segurança da União Africana.
“As questões das mudanças climáticas preocupam a humanidade, não só o continente africano, e será um momento muito importante para os Chefes de Estado de Governo da União Africana olhar para esta temática, pois ela lança desafios para o futuro da humanidade”, considerou.