HOSPITAIS
Presidente João Lourenço visita obras do Hospital Universitário de Luanda

05/08/2025 12h40
Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, constatou, esta terça-feira, o andamento das obras do futuro Hospital Universitário de Luanda, em construção na zona da Camama, província de Luanda.
No local, João Lourenço percorreu algumas áreas em construção, tendo recebido informações sobre o andamento das obras, orçadas em 99 milhões de dólares, estando a ser executadas no campus da Universidade Agostinho Neto para ter funções clínicas, académicas e de investigação.
O hospital está a ser erguido numa área de 40 mil metros quadrados e situa-se na nova cidade universitária da Camama, e vai comportar serviços de urgência ambulatório, departamento de diagnóstico não invasivo, enfermarias, unidades de imagiologia e diagnóstico e de cuidados intensivos e laboratório clínico.
Congrega ainda sala de endoscopia, farmácia, morgue, lavandaria, área de gestão de resíduos hospitalares, oficinas biomédicas, refeitório, centro de formação, área administrativa e elevadores diferenciados para o público, pacientes e pessoal de serviço.
O hospital será equipado com tecnologia de ponta, respondendo aos padrões internacionais com enfoque no ensino clínico, investigação científica e prestação de cuidados de saúde de alta qualidade.
O projecto apresenta uma proposta arquitectónica contemporânea e funcional, composta por seis volumes interligados, com três pisos cada, e, depois de concluído, o hospital poderá servir uma população estimada em 100 mil pessoas, num contexto urbano projectado para até 150 mil habitantes.
O futuro Hospital Universitário da UAN, além de fortalecer a formação médica e a pesquisa científica, será um importante centro de saúde moderno integrado ao campus universitário da Camama, preparado para desempenhar um papel determinante na formação prática dos estudantes das faculdadee de Medicina e de Ciências da Saúde da Universidade Agostinho Neto.
A Mitrelli, empresa responsável pela concepção e construção da unidade hospitalar, informou que as obras, iniciadas em Novembro de 2024, deverão estar concluídas em finais de 2026.