DESENVOLVIMENTO
João Lourenço participa no Japão em conferência sobre desenvolvimento de África
16/08/2025 19h21
Luanda - O presidente da República e em exercício da União Africana, João Lourenço, desloca-se, este sábado, ao Japão, para participar na nona Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD9).
Segundo o secretário para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa do Presidente da República, Luís Fernando, o evento realiza-se na cidade de Yokohama, com a presença de vários outros Chefes de Estado e de Governo do continente africano.
A conferência, que vai decorrer de 20 a 22 do corrente mês, é uma iniciativa do governo japonês, em parceria com as Nações Unidas, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Banco Mundial e Comissão da União Africana, com a participação de parceiros do sector privado e sociedade civil.
Luis Fernando adiantou que a TICAD constitui um mecanismo, através do qual o Japão procura promover o desenvolvimento do continente africano.
Sob o lema "Pessoas, planeta e prosperidade no mundo em mudança", a a TICAD funciona como uma plataforma privilegiada de diálogo e cooperação entre África e o Japão, oferecendo oportunidades para a defesa dos interesses comuns, negociação de apoios financeiro e técnico e estabelecimento ou fortalecimento de relações bilaterais, entre países africanos e o Japão e outros parceiros.
A conferência promove o diálogo político e incentiva a resolução pacífica de conflitos, bem como a construção de instituições democráticas e estáveis, além de estimular o comércio e o investimento entre África e o Japão.
A TICAD serve de ponte para aumentar os fluxos de investimento directo japonês em África, particularmente em sectores como energia, agricultura, saúde, educação e tecnologia, apoiar o desenvolvimento do capital humano e programas de capacitação, bolsas de estudo e transferência de tecnologia.
Esta nona edição da TICAD visa promover a liderança africana e parcerias internacionais para impulsionar o desenvolvimento sustentável do continente, estando as discussões concentradas em encontrar soluções inovadoras sobre os pilares de economia, sociedade, paz e estabilidade.