CPLP
Secretária Executiva da CPLP aborda questões da organização com representante de Portugal

22/08/2025 12h24
Luanda - A secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Fátima Jardim, recebeu, na quinta-feira, em Lisboa, o representante permanente de Portugal junto desta organização, António Lima.
"O encontro abordou questões organizativas do programa de actividades aprovadas na última Cimeira de Bissau, bem como a prioridade das soluções já em curso nas áreas da cultura, saúde, educação, organização dos encontros de concertação e aspectos ligados à vida interna da CPLP", destaca uma nota de imprensa, ,citada pelo JA Online.
Fátima Jardim aproveitou, também, a ocasião para agradecer às autoridades portuguesas pela confiança depositada aquando da sua eleição e o apoio que tem sido prestado à CPLP.
Durante o encontro, foi realçada, ainda, a história comum dos países da CPLP, que assinalaram e irão celebrar os 50 anos de independência, sublinhando-se a importância destas datas históricas na vida dos povos da Comunidade e na trajectória de valores transmitidos às novas gerações.
Foi igualmente destacado o significado das mudanças e dos projectos comuns realizados, entre os quais se destaca o mais importante: a CPLP, que em 2026 completará 30 anos de história, de lutas e vitórias que unem os países na irmandade e na defesa da paz e do bem-estar dos seus povos.
Realce, também, para as realizações e decisões tomadas na área da saúde pública, com ênfase para as trocas de experiências, estudos, investigação e programas inclusivos que têm contribuído para o reforço das relações entre instituições desta área, com resultados notáveis.
Na análise desenvolvida, foi igualmente referida a importância da multilateralidade e das iniciativas em curso, com ênfase para o lema da soberania alimentar e para a integração das acções já realizadas no âmbito da implementação da estratégia de segurança alimentar e nutricional.
As duas personalidades trocaram ainda opiniões sobre os passos dados para a continuidade do fortalecimento institucional, nomeadamente quanto à renovação dos concursos a lançar, incluindo os destinados a cargos directivos da CPLP.