Ministro das Relações Exteriores em visita de trabalho na Zâmbia


Luanda - Uma delegação multisectorial angolana, chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, chegou esta terça-feira a Lusaka, para uma visita de trabalho de algumas horas a República da Zâmbia, no âmbito do reforço da cooperação bilateral entre os dois países.
Integram a delegação multisectorial, altos funcionários do aparelho central do Estado, dentre os quais o ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, e o secretário de Estado do Interior para o Asseguramento Técnico, Cristino Ndeitunga.
As relações políticas e diplomáticas entre Angola e a Zâmbia têm sido historicamente marcadas por cooperação, vizinhança estratégica e interesses comuns.
São consideradas positivas e estratégicas, com foco crescente na integração regional, comércio, infraestrutura e segurança.
A cooperação abrange áreas como segurança e defesa, comércio e investimentos, infraestruturas (rodoviárias e ferroviárias), energia e recursos naturais, educação e saúde.
Os dois países cooperam em projectos regionais, como Corredor do Lobito, que permite a exportação/importação de produtos da Zâmbia via Porto do Lobito (em Angola), linha ferroviária Lobito–Luacano–Jimbe, através da ligação com o Copperbelt e projectos hidroeléctricos e de energia partilhada.
Os dois países partilham uma fronteira de cerca de 1.100 km de comprimento, marcada por rios, florestas tropicais e savanas.