Política

Política


PUBLICIDADE

MPLA e Partido Socialista de Portugal renovam protocolo de cooperação

Vice-presidente do MPLA, Mara Quiosa, e o secretário-geral do Partido Socialista de Portugal, José Luís Carneiro, renovam cooperação entre os dois partidos
Vice-presidente do MPLA, Mara Quiosa, e o secretário-geral do Partido Socialista de Portugal, José Luís Carneiro, renovam cooperação entre os dois partidos Imagens: Cedida

Redacção

Publicado às 13h31 03/09/2025 - Actualizado às 13h32 03/09/2025

Luanda – A vice-presidente do MPLA, Mara Quiosa, recebeu em audiência, esta terça-feira, em Luanda, o secretário-geral do Partido Socialista (PS) de Portugal, José Luís Carneiro, com quem abordou questões relacionadas com o fortalecimento da cooperação partidária.

Durante o encontro, os dois interlocutores renovaram o protocolo de cooperação e amizade entre os dois partidos, assim como reafirmaram o compromisso com a troca de experiências políticas e institucionais.

Foram ainda abordadas questões relacionadas com o fortalecimento de políticas públicas, a resposta a preocupações sociais quotidianas e o aprofundamento do diálogo estratégico em fóruns internacionais.

José Luís Carneiro destacou que as relações entre o MPLA e o PS são históricas, alicerçadas em laços de amizade, afinidades culturais e uma consanguinidade política que une Angola e Portugal.

Adiantou que tais conexões são reforçadas pelas comunidades interligadas por vínculos linguísticos e culturais.

O secretário-geral do PS apontou que as prioridades comuns do MPLA e do seu partido incluem o bem-estar das comunidades, resolução dos problemas que afligem os povos, fortalecimento das economias, valorização salarial, superação do défice habitacional, desenvolvimento do ensino superior e incentivo a investimentos em ambos os países.

José Luís Carneiro defendeu que, na próxima Cimeira Europa-África, ambos os partidos devem priorizar a promoção de valores progressistas, com foco numa cultura humanista e pluralista, que respeite a diversidade de origens sociais, territoriais e regionais.

“É com essa compreensão humanista do mundo que podemos enfrentar as dificuldades, responder às expectativas e aliviar as ansiedades das novas gerações”, afirmou.

Participaram na audiência o secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, e os secretários do Bureau Político para os Assuntos Políticos e Eleitorais, Jú Martins, e para as Relações Internacionais, Manuel Augusto.

O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, está em Angola acompanhado do presidente da bancada parlamentar do seu partido, Eurico Brilhante Dias, tendo mantido encontros com autoridades locais e visitado o Consulado-Geral de Portugal, em Luanda, assim como as empresas portuguesas a operar em Angola, nomeadamente Teixeira Duarte, Mota-Engil, Maxi Supermercado Maianga e Angonabeiro.

O programa incluiu um jantar oferecido pelo embaixador de Portugal, com representantes empresariais e membros do Conselho da Diáspora.

PUBLICIDADE