Política

Política


PUBLICIDADE

Inaugurado busto de António Agostinho na vila de Catete

Inaugurado busto de António Agostinho na vila de Catete
Inaugurado busto de António Agostinho na vila de Catete Imagens: DR

Redacção

Publicado às 13h15 17/09/2025 - Actualizado às 13h15 17/09/2025

Luanda - O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, descerrou a placa e depositou uma coroa de flores no busto de António Agostinho Neto, esta quarta-feira, na vila de Catete, em saudação ao dia do Herói Nacional, assinalado hoje.

Com esse acto, o "Jardim do Poeta Maior", local em que está implantado o busto, num espaço contíguo ao mercado do Cacusso, à direita da entrada da vila de Catete, fica disponível ao público que pode elevar os seus conhecimentos sobre a vida e obra de Agostinho Neto.

Na ocasião, várias individualidades, entre políticos, diplomatas, parlamentares, ministros, governadores, Secretários de Estado, administradores municipais, entre outras, depositaram flores no busto do Poeta Maior.

No espaço, estão expostas em placas de grande dimensão, fotograficas do primeiro presidente de Angola, que descrevem o seu percurso histórico, desde os primórdios da sua vida, a formação, a dedicação para o alcance da independência, até ao seu passamento físico.

Acto contínuo, o Ministro de Estado inaugurou e percorreu os compartimentos da seda da Administração de Caxicane, visando aproximar os serviços administrativos à população.

O acto central, na mesma circunscrição, a ser presidido por Adão de Almeida, decorre sob o lema, “Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor”.

Angola assinala hoje, 17 de Setembro, o Dia do Herói Nacional, data que homenageia António Agostinho Neto, primeiro Presidente da República que igualmente foi médico, poeta, político e nacionalista.

PUBLICIDADE