DIPLOMACIA
Presidente da Venezuela endereça mensagem ao seu homólogo angolano

07/09/2025 19h34
Luanda - O Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, dirigiu uma carta ao seu homólogo angolano, João Lourenço, que foi entregue, este domingo, em Adis Abeba (Etiópia), ao ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Foi portador da mensagem, o vice-ministro das Relações Exteriores para África da Venezuela, Yuri Pimentel, que se reuniu com o ministro Téte António, à margem da segunda cimeira África e Comunidade do Caribe (CARICOM), realizada este fim-de-semana na Etiópia.
Uma nota de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores indica que o estado da cooperação bilateral entre Angola e a Venezuela foi abordado no diálogo mantido o ministro Téte António e o vice-ministro venezuelano, Yuri Pimentel.
Os dois interlocutores encontram-se em Adis Abeba, sede da União Africana, onde participaram na segunda Cimeira África-CARICOM, co-presidida pelo Presidente angolano e em exercício da União Africana, João Lourenço.
No encontro, os dois governantes analisaram o actual estágio das relações entre os dois países, e perspectivaram novas acções para o seu fortalecimento, adianta a nota de imprensa.
Na ocasião, a Venezuela saudou Angola pela presidência da União Africana e enalteceu o papel do país no fortalecimento da concertação política e da cooperação no continente.
Angola e a Venezuela estabeleceram relações diplomáticas, em Dezembro de 1986, até hoje sustentadas por laços de amizade e interesses comuns, no quadro da cooperação Sul-Sul e de acordos de cooperação que abrangem diversos sectores.