COOPERAçãO
PR recebe mensagens do Rei de Espanha e do Presidente de Cuba

16/09/2025 08h30
Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, mensagens do Rei de Espanha Filipe VI e do Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, no quadro dos laços de amizade e cooperação com aqueles dois países.
Foram portadores das mensagens, os embaixadores acreditados em Angola do Reino de Espanha, Manuel María Lejarreta Lobo, e de Cuba, Óscar León González, que foram recebidos em audiências separadas pelo estadista angolano.
O embaixador espanhol disse à imprensa que a audiência foram analisados projectos de cooperação económica e cultural, bem como a preparação da próxima Cimeira União Africana-União Europeia, prevista para Novembro próximo, em Luanda.
O diplomata destacou o carácter pessoal e reservado da mensagem, sublinhando que a mesma expressa o compromisso mútuo de aprofundar as relações bilaterais entre Angola e a Espanha.
O embaixador Manuel María Lejarreta Lobo adiantou que a audiência permitiu também abordar temas de interesse comum, com destaque para a conferência sobre o financiamento do desenvolvimento, realizada em Espanha, em finais de Junho do corrente ano.
Destacou o alinhamento das posições entre Angola, União Africana e Espanha, referindo a continuidade do processo de contactos, com a realização da conferência sobre infra-estruturas em África, em Outubro próximo, em Luanda.
Audiência ao embaixador de Cuba
O Presidente João Lourenço recebeu do embaixador cubano acreditado em Angola uma mensagem conjunta do seu homólogo de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, e do antigo Presidente general Raúl Castro Ruz, reafirmando os laços históricos de amizade e cooperação entre os dois países.
Em declarações à imprensa, o embaixador cubano, Óscar León González, sublinhou o carácter significativo da mensagem, que reflecte o interesse mútuo em fortalecer e expandir a cooperação bilateral, num ano em que se assinalam 50 anos desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre Angola e Cuba.
“Entreguei uma carta dirigida ao Presidente João Lourenço enviada pelo general de exército Raúl Castro Ruz, líder da Revolução Cubana, e pelo Presidente Miguel Díaz-Canel Bermúdez", salientou o diplomata cubano, Óscar León González.
Adiantou que durante a audiência foram igualmente abordados temas ligados à cooperação bilateral, com destaque para o seguimento a dar aos consensos alcançados nos encontros entre os dois Chefes de Estado, em 2023, aquando das visitas oficiais de alto nível realizadas pelos mesmos, a Luanda e Havana.
Destacou ainda que a aproximação entre Angola e Cuba ocorre num contexto favorável, impulsionado pela dinâmica económica em ambos os países, o que representa uma oportunidade para consolidar e ampliar os laços de cooperação existentes.
Assinalou que o ano de 2025 marca os 50 anos das relações diplomáticas entre Angola e Cuba, iniciadas a 15 de Novembro de 1975, considerando que a "efeméride é uma excelente ocasião para aprofundar a amizade entre os nossos povos e expandir a cooperação em todas as áreas possíveis".