VISITA
Presidente da Assembleia Nacional realça cooperação com Cuba

16/09/2025 12h56
Luanda - A presidente da Assembleia Nacional, realçou, segunda-feira, em Havana, os laços que unem Angola e Cuba em 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas.
Carolina Cerqueira, que concluiu uma visita de trabalho a Cuba, destacou a amizade com aquele país do Caribe, o seu apoio à liberdade e à reconstrução de Angola.
No domingo, a presidente da AN visitou o Centro Fidel Castro Ruz, acompanhada pelo homólogo, Esteban Lazo Hernández, tendo se mostrado impressionada com o espólio sobre a vida e obra do antigo Presidente de Cuba reunido no espaço.
No centro, segundo uma nota de imprensa, citada pelo JA Online, foi apresentado o pensamento, ideais e valores do líder histórico da Revolução Cubana. A parlamentar também constatou muitos dos eventos importantes que uniram as duas nações ao longo das últimas cinco décadas.
“Levamos um legado importante da sua vida e do seu exemplo de resistência, coragem e patriotismo, que deverá ser seguido pelas jovens gerações”, escreveu no livro de honra da instituição.
Durante a visita a Cuba, de 11 a 14 deste mês, Carolina Cerqueira manteve um encontro de cortesia com o Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, durante o qual foi reiterada a amizade e a solidariedade entre os dois povos, e o grande interesse em fortalecer as relações de intercâmbio e cooperação parlamentar.
O documento, assinado pelas duas partes, resume-se na sua renovação e ampliação, em conformidade com os novos desafios da actualidade, e o papel importante dos parlamentos na concertação e diálogo num espírito de multilateralismo.
Integraram a delegação parlamentar angolana na visita a Cuba, os deputados Manuel Dembo, Carla de Sousa, Helena Marciano, Alcides Sakala e Benedito Daniel, bem como o secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Néri.