Política

Política


PUBLICIDADE

Cimeira sobre Financiamento de Infra-estruturas em África abordada em Luanda

Ministro das Relações Exteriores, Téte António, reuniu-se com a directora executiva da Agência de Desenvolvimento da União Africana, Nardos Bekele-Thomas
Ministro das Relações Exteriores, Téte António, reuniu-se com a directora executiva da Agência de Desenvolvimento da União Africana, Nardos Bekele-Thomas Imagens: MIREX

Redacção

Publicado às 11h07 17/10/2025

Luanda – O ministro das Relações Exteriores, Téte António, abordou, esta quinta-feira, em Luanda, com a directora executiva da Agência de Desenvolvimento da União Africana, Nardos Bekele-Thomas, aspectos relacionados com a preparação da terceira Cimeira sobre o Financiamento para o Desenvolvimento das Infra-estruturas em África.

Na ocasião, Téte António agradeceu a colaboração produtiva e construtiva da Agência de Desenvolvimento da União Africana-Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (AUDA-NEPAD) na organização da cimeira, que vai decorrer em Luanda, de 28 a 31 do corrente mês.

Durante o encontro, os dois interlocutores debruçaram-se, igualmente, sobre o fortalecimento da cooperação entre Angola e a AUDA-NEPAD, com foco na implementação da Agenda 2063 da União Africana e nas medidas concretas para a operacionalização do Fundo de Desenvolvimento da União Africana (FDUA).

A terceira Cimeira sobre Financiamento para o Desenvolvimento de Infra-estruturas em África prevê mobilizar até 160 mil milhões de dólares para fazer face a actual lacuna, em termos de verbas, para a construção de projectos estruturantes no continente africano, revela o Ministério angolano das Relações Exteriores, numa nota de imprensa tornada pública.

A nota adianta que deverão participar na cimeira mais de dois mil delegados, entre Chefes de Estado e de Governo, ministros e representantes de instituições financeiras, no ano em que Angola celebra 50 anos da sua Independência Nacional, destacando o progresso nas infra-estruturas e o compromisso com a Agenda 2063 da União Africana.

A Cimeira realiza-se no quadro da presidência de Angola na União Africana e visa promover parcerias público-privadas e impulsionar o investimento sustentável em infra-estruturas críticas.

O programa do evento prevê fóruns de negócios, encontros bilaterais e sessões temáticas sobre financiamento sustentável e integração regional no continente africano, prevendo-se que venha a ser adoptada a Declaração Política de Luanda.

A AUDA-NEPAD é um órgão técnico da União Africana (UA), criado, em 2001, para impulsionar o desenvolvimento sustentável, a integração regional no continente africano, assim como promover o crescimento económico, a erradicação da pobreza e a integração da África na economia global.

A agência coordena e implementa projectos de desenvolvimento em áreas como agricultura e segurança alimentar, infra-estruturas, saúde, educação e capacitação técnica, ciência e tecnologia, desenvolvimento industrial, mudanças climáticas e meio ambiente, governança e desenvolvimento institucional.

PUBLICIDADE