Téte António e homólogo zambiano abordam cooperação bilateral


Luanda – O ministro das Relações Exteriores, Téte António, e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Zâmbia, Mulambo Haimbe, reuniram-se, esta sexta-feira, em Luanda, para abordar aspectos ligados ao aprofundamento da cooperação bilateral.
No encontro, foram tratados aspectos ligados as reuniões técnicas que vão culminar com a realização da reunião da Comissão Bi-Nacional Angola-Zâmbia, indica uma nota de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores.
O chefe da diplomacia zambiana encontra-se em Angola, na qualidade de enviado especial do Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, tendo feito a entrega de uma mensagem, esta sexta-feira, ao estadista angolano, João Lourenço.
Participaram na reunião, o ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, o secretário de Estado do Interior para o Asseguramento Técnico, Cristiano Mário Ndeitunga, e o secretário do Presidente da República para os Assuntos Diplomáticos e de Cooperação Internacional, Victor Lima.
Pela Zâmbia participou o ministro do Interior e da Segurança Interna, Jacob Jack Mwiimbu, entre outros altos funcionários daquele país.
Ministro das Relações Exteriores reúne-se com embaixadores da Argélia e do Egipto
Por outro lado, Téte António recebeu, esta sexta-feira, em Luanda, os embaixadores da Argélia, Mounir Bourouba, e do Egipto, Neveen El-Husseiny, acreditados em Angola.
Com o embaixador da Argélia, o chefe da diplomacia angolana abordou questões ligadas ao fortalecimento das relações bilaterais, com foco para os sectores de interesse comum.
Durante a audiência, Mounir Bourouba reiterou o interesse do seu país em dinamizar os mecanismos de cooperação com Angola, tendo manifestado total disponibilidade em promover a troca de experiências e intensificar as parcerias sectoriais.
Aproveitou igualmente a oportunidade para felicitar Angola pela eleição como membro do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.
Os dois interlocutores partilharam ainda informações sobre a Conferência Internacional sobre os Crimes do Colonialismo, a realizar-se em Argel, de 30 de Novembro e 01 de Dezembro próximo, evento que o diplomata argelino considera importante na busca pan-africana por justiça, reconhecimento histórico, reparações e soberania memorial, face aos crimes multidimensionais ocorridos com o fenómeno.
Mounir Bourouba explicou que a conferência será um fórum privilegiado para aprofundar a reflexão colectiva sobre os crimes do colonialismo, examinar as suas dimensões políticas, humanas, culturais, económicas e jurídicas e identificar mecanismos tangíveis de reconhecimento e reparações.
Falou também do décimo segundo Seminário Anual de Alto Nível sobre a Promoção da Paz e da Segurança em África, programado para os dias 01 e 02 de Dezembro do corrente ano, em Argel.
Egipto
Por seu lado, com a embaixadora do Egipto acreditada em Angola, Neveen El-Husseiny, o ministro Téte António debruçou-se sobre a dinamização das relações bilaterais entre os dois países, com particular destaque para o reforço da cooperação nos domínios político-diplomático, económico e comercial.
Na oportunidade, debruçaram-se também sobre a realização da quinta edição do Fórum para a Paz e Desenvolvimento Sustentável, a ocorrer nos dias 19 e 20 do corrente mês, em Aswan (Egipto), sob o lema “Um mundo em fluxo, um continente em movimento: navegando pelo progresso de África no meio das alterações globais”.
Os dois interlocutores abordaram a necessidade do incremento das trocas de visitas oficiais entre os dois países.