CEAST reitera sentido humanista do Presidente da República


Luanda - O presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom Manuel Imbamba, reiterou, sexta-feira, em Saurimo (Lunda-Sul), o sentido humanista e de humildade demonstrado pelo Chefe de Estado, João Lourenço, em condecorar os subscritores do Acordo de Alvor.
O prelado, que falava em reacção à mensagem do Presidente da República sobre o Estado da Nação, na abertura no Ano Parlamentar, disse que além da humildade, o reconhecimento representa o virar do capítulo político, demonstrando uma conciliação comovente.
Dom Manuel Imbamba sublinhou que os três líderes marcaram a história do país e com isto, é possível dar outros passos para a renovação que se pretende, evitando que haja distanciamentos entre uns e outros.
"Por isso, congratulo-me com esta humildade manifestada. No geral, estou muito satisfeito por ter ido ao encontro de algumas expectativas em relação ao quadro que o país está a viver”, disse, citado pela Angop.
A mensagem de João Lourenço, aos angolanos, de acordo com o líder religioso, esteve à altura do momento do jubileu dos 50 anos da Independência Nacional, tendo apelado, por isso, que cada angolano deve fazer uma avaliação exaustiva dos ganhos alcançados pelo Governo, por um lado.
Por outro, enalteceu, ainda, os esforços do Executivo na desminagem das vias de comunicação, com realce para a rede ferroviária que vai ligar Luena/Saurimo, contribuindo, significativamente, na melhoria das condições de vida dos angolanos.
A reabilitação e a construção de estradas no país constituem um orgulho, pois Angola deve estar bem conectada por estrada, por via ferroviária e por outras possíveis.
"Portanto, é preciso tirarmos do anonimato aquelas comunidades que não conhecemos, porque não temos como lá ir, nem como sair de lá", referiu.