Angola e Egipto abordam reforço da cooperação


Luanda - A dinamização das relações bilaterais entre Angola e o Egipto, com destaque para o reforço da cooperação bilateral nos domínios político-diplomático, económico e comercial dominou, sexta-feira, em Luanda, o encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e a embaixadora daquele país, Neveen El-Husseiny.
O momento, segundo uma nota do MIREX, foi aproveitado, ainda, para as partes abordarem a 5.ª edição do Fórum de Aswan para a Paz e Desenvolvimento Sustentável, que se realiza nos dias 19 e 20 deste mês, na cidade do Cairo, sob o lema “Um Mundo em Fluxo, Um Continente em Movimento: Navegando pelo Progresso de África no Meio das Alterações Globais”.
Téte António e Neveen El-Husseiny analisaram, igualmente, a questão da necessidade do incremento das trocas de visitas entre delegações oficiais dos dois países.
As relações de cooperação político-diplomáticas entre Angola e o Egipto foram formalizadas a 26 de Março de 1987, por via da assinatura, em Luanda, do Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica e Técnica.
Relação com a Argélia
Ainda no mesmo dia, o ministro Téte António reuniu-se com o embaixador da Argélia, Mounir Bourouba.
Com o diplomata argelino, o chefe da diplomacia angolana abordou questões ligadas ao fortalecimento das relações bilaterais entre Angola e Argélia, com foco para os sectores de interesse comum.
Durante o encontro, o embaixador Mounir Bourouba reiterou o interesse do seu país em dinamizar os mecanismos de cooperação com Angola, tendo manifestado total disponibilidade em promover a troca de experiências e intensificar as parcerias sectoriais.
Aproveitou, igualmente, o momento para congratular Téte António pela eleição de Angola como membro do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.
Os dois diplomatas partilharam, ainda, informações em torno da Conferência Internacional sobre os Crimes do Colonialismo, que se realiza em Argel, nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro de 2025.
“Este importante evento representa um marco político crucial na busca pan-africana por justiça, reconhecimento histórico, reparações e soberania memorial, face aos crimes multidimensionais do colonialismo”, confessou o embaixador.
Mounir Bourouba anunciou, também, a realização do 12º Seminário Anual de Alto Nível (HLS) sobre a Promoção da Paz e da Segurança em África (Processo de Oran), a decorrer em Argel, nos dias 1 e 2 de Dezembro deste ano.