Inaugurada Maquete de apoio às acções operativas das FAA


Luanda - A maquete operativa de Angola, um recurso que visa melhorar o controlo e a compreensão das diversas regiões do país, incluindo as suas rotas, montanhas, vales, rios, lagos, cidades e vilas, foi inaugurada terça-feira.
Em acto presidido pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, general-de-aviação Altino José dos Santos, o instrumento tem como objectivo aprimorar as acções operativas e o apoio às operações militares no território nacional.
Segundo a RNA, citada pelo JA Online, durante o evento, o general reafirmou o compromisso do “mando superior” em continuar a apoiar o desenvolvimento e modernização da Escola Superior de Guerra.
A iniciativa, disse, é importante para garantir o aumento da capacidade dos efectivos dos órgãos de defesa nacional, com foco na melhoria contínua da qualidade da formação militar.
Por seu lado, o director da Escola Superior de Guerra das Forças Armadas Angolanas, tenente-general Nassone João, destacou a importância da maquete para o aprimoramento da formação dos militares.
A inauguração da maquete, disse, marca o início de um novo ciclo de inovações no ensino da arte militar, com foco no domínio da tecnologia digital e da aplicação da inteligência artificial. “Queremos ensaiar o ponto de partida para o uso da tecnologia digital e da aplicação da inteligência artificial no ensino militar da arte militar”, sublinhou.
A Escola Superior de Guerra, uma das principais entidades responsáveis pela formação de oficiais das Forças Armadas Angolanas, terá um papel central no fortalecimento do sistema de segurança nacional.
O Chefe de Estado-Maior General das FAA garantiu a continuidade do apoio à modernização da escola, para a excelência e o aprimoramento das capacidades operacionais do país.