Política

Política


PUBLICIDADE

Angola destaca preservação das conquistas da ONU como cruciais para manter a paz

Secretário de Estado do MIREX, Osvaldo Varela
Secretário de Estado do MIREX, Osvaldo Varela Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 11h44 23/10/2025 - Actualizado às 13h32 23/10/2025

Luanda - Angola destacou, quinta-feira, em Luanda, a preservação das conquistas da Organização das Nações Unidas (ONU) como cruciais para manter a paz e a segurança internacional.

 Esta posição foi apresenta pelo secretário de Estado para Administração, Finanças e Património do Ministério das Relações Exteriores, Osvaldo Varela, na abertura da cerimónia de comemoração do Dia das Nações Unidas, que se assinala no dia 24 deste mês.

O diplomata, segundo o JA Online, afirmou que o mundo atravessa uma fase de rápidas e aceleradas mudanças, defendendo que as estruturas da ONU precisam adaptar-se à nova realidade para responder de forma eficaz e adequada aos novos desafios.

Neste particular, Osvaldo Varela defendeu, igualmente, a reforma abrangente e conclusiva no Conselho de Segurança da ONU com África fortemente representada nas suas categorias de membros.

"Tornar a ONU mais apta para o futuro e mais adequada para os desafios actuais e emergentes, é o imperativo maior da nossa geração", sublinhou, numa altura em a organização celebra 80 anos.

O evento denominado "Roda de Conversa" realiza-se sob o tema: "A ONU é indispensável? Multilateralismo, retrospectiva e caminho a seguir".

O debate interativo conta com as preleções dos embaixadores Francisco da Cruz, Ismael Martins, e do académico Amaral da Silva Lala, com a moderação do director-geral da Academia Diplomática Venâncio de Moura, José Marcos Barrica.

PUBLICIDADE