Política

Política


PUBLICIDADE

PR condecorou mais de 4500 figuras desde o início do processo de distinções

PR condecorou mais de 4500 figuras desde o início do processo de distinções
PR condecorou mais de 4500 figuras desde o início do processo de distinções Imagens: DR

Redacção

Publicado às 08h57 26/10/2025

Luanda – Um total de 4.508 personalidades nacionais e estrangeiras foram condecoradas pelo Presidente da República, João Lourenço, desde o início do processo de distinção de cidadãos e instituições que se destacaram pelo contributo no alcance da Independência, da paz e pelo desenvolvimento de Angola.

As condecorações, que este sábado concluíram a sétima fase, inserem-se nas celebrações dos 50 anos da Independência Nacional, e têm como objectivo reconhecer o mérito, a dedicação e o serviço prestado à Nação em diversas áreas da vida pública, incluindo educação, saúde, cultura, ciência, desporto, comunicação social, economia e defesa nacional.

A medalha da Paz e Desenvolvimento tem sido conferida a cidadãos que contribuíram para a consolidação da paz, a estabilidade social e o progresso económico do país.

Já a Medalha da Independência é atribuída a personalidades que, ao longo das últimas cinco décadas, participaram activamente na luta pela independência, na defesa da soberania nacional e na promoção do espírito patriótico entre os angolanos.

Entre os distinguidos figuram profissionais de diferentes gerações e sectores, bem como entidades estrangeiras que, de forma directa ou indirecta, apoiaram Angola nos seus esforços de reconstrução e cooperação internacional.

Foram igualmente agraciadas entidades estrangeiras e organizações internacionais que, ao longo das últimas décadas, apoiaram Angola em momentos decisivos, tanto na consolidação da paz como no processo de reconstrução nacional e desenvolvimento económico.

O processo de condecoração constitui um marco histórico de reconhecimento nacional, reflectindo a valorização do mérito, da competência e da dedicação ao serviço público.

Na mensagem sobre o Estado da Nação, na abertura do Ano Parlamentar, no dia 15 deste mês, o Presidente da República, João Lourenço, considerou nobre e de alcance sentimental único o reconhecimento que a Nação angolana tem feito a milhares dos seus filhos e a alguns cidadãos estrangeiros que consentiram sacrifícios e que se empenharam com alto sentido patriótico para legar uma terra livre, outorgando condecorações no quadro das celebrações dos 50 anos da nossa Independência.

Na visão do Chefe de Estado, está é uma boa forma de contribuir para o fortalecimento da Nação e de inspirar a caminhada colectiva.

Na ocasião, o Presidente João Lourenço disse não ter dúvidas de que este gesto, adicionado ao trabalho que tem sido feito para a dignificação possível das vítimas dos conflitos políticos e para o consolo reparador dos seus familiares, é um indelével contributo à reconciliação nacional.

“Para nós, 50 não é apenas um número, é sinónimo de reconhecimento da nossa história de lutas, de eternização do nosso passado glorioso, é sinónimo de paz, de perdão e de vontade de nos reerguermos juntos para concretizarmos os nossos sonhos, é sinónimo de reafirmação do compromisso com os valores da Pátria, de confirmação da nossa esperança e de reafirmação da nossa confiança, é sinónimo da nossa certeza de que Angola unida, vai vencer”,

PUBLICIDADE