PR recebe directora executiva da Agência de Desenvolvimento da União Africana
Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, recebeu em audiência, esta segunda-feira, em Luanda, a directora executiva da Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD), Nardos Bekele-Thomas, com quem abordou assuntos relacionadas com a terceira Cimeira sobre Financiamento de Infra-Estruturas em África.
Nardos Bekele-Thomas, que não prestou declarações à imprensa no final da audiência, encontra-se em Angola para participar na terceira Cimeira sobre Financiamento para o Desenvolvimento de Infra-estruturas em África, que vai decorrer em Luanda, de 28 a 31 do corrente mês.
A realização da cimeira visa atrair novos financiamentos internacionais, reforçar parcerias estratégicas e promover o alinhamento com os grandes planos de desenvolvimento nacional e continental, no quadro da Agenda 2063 da União Africana.
O programa da cimeira contempla a abordagem de temas relacionados ao investimento no mercado único africano de energia, os modelos de financiamento, através de soluções de infra-estruturas bancárias, os principais desafios e oportunidades em torno de inter-conectores regionais e capacidade de produção e harmonização do mercado.
A agenda de trabalhos inclui, igualmente, discussões sobre financiamento da transformação digital de África, a aceleração do financiamento climático para infra-estruturas e mobilidade urbanas sustentáveis em África, o financiamento a uma rede ferroviária africana integrada e transfronteiriça, assim como o financiamento e modernização da infra-estrutura de aviação civil africana.
No último dia do evento, os participantes visitam referências turísticas e arquitectónicas de Luanda, como a baía, Banco Nacional de Angola, Palácio de Ferro, Monumento ao Soldado Desconhecido, Assembleia Nacional, Museu da Escravatura, Feira de Artesanato e o Miradouro da Lua.
Está previsto que o Presidente da República e em exercício da União Africana, João Lourenço presida a cerimónia de abertura da terceira Cimeira sobre Financiamento para o Desenvolvimento de Infra-estruturas em África.