Política

Política


PUBLICIDADE

Angola e Sérvia abordam estreitamento da cooperação

Angola e Sérvia abordam cooperação bilateral
Angola e Sérvia abordam cooperação bilateral Imagens: MIREX

Redacção

Publicado às 10h50 28/10/2025 - Actualizado às 10h50 28/10/2025

Luanda - O estreitamento da cooperação bilateral entre Angola e a Sérvia, com incidência nos domínios político-diplomático, na formação de quadros, comércio e facilitação de vistos, esteve segunda-feira no centro da audiência que o secretário de Estado do MIREX, Domingos Vieira Lopes, concedeu ao embaixador daquele país em Angola, Milos Perisic.

Na ocasião, segundo uma nota do MIREX, as duas entidades debruçaram-se sobre o interesse mútuo na realização de rondas de Consultas Políticas intercaladas entre as duas Nações, com vista o estreitamento político como plataforma sustentável para o intercâmbio nos mais variados sectores de actuação entre as Partes.

A reactivação da Comissão Mista Bilateral com vista a readinamização de acordos em fase de negociação esteve também em análise durante a audiência concedida pelo Secretário de Estado para as Comunidades ao diplomata da República Sérvia.

No âmbito económico-cultural, o diplomata da Sérvia reiteirou em nome do seu país o desejo de contar com a participação da República de Angola, na EXPO 2027 à ter lugar em Belgrado, que tem como objectivo apresentar uma plataforma de exposição para as *comunidades de negócios e agentes culturais trocarem experiências e explorarem oportunidades mutuamente profícuas.

Angola e a Sérvia. indica a nota, têm uma relação diplomática histórica e sólida que remonta ao período pós-independência de Angola, em 1975 quando a na altura Iugoslávia, liderada pelo Presidente Josip Broz Tito, reconheceu a independência de Angola em 11 de novembro de 1975.

Este feito dará lugar à um reconhecimento por parte do Chefe de Estado João Lourenço ao referido Presidente, por via de uma Condecoração de Classe de Honra agendada para o dia 6 de Novembro do corrente ano, no âmbito das actividades inerentes a Celebração dos 50 anos de Independência da República de Angola.

PUBLICIDADE