Presidente da UA concede audiências à margem da Cimeira continental
Luanda - Questões sobre o financiamento de infra-estruturas no continente africano estiveram, terça-feira, no centro de uma sequência de quatro audiências separadas concedidas pelo Chefe de Estado angolano e Presidente em funções da União Africana (UA), João Lourenço, à margem da 3.ª Cimeira da organização continental, que decorre até sexta-feira em Luanda.
No primeiro encontro, o estadista angolano recebeu o presidente do Conselho da Argélia, Azouz Nasri. O diálogo decorreu no ambiente da Cimeira que discute a mobilização de recursos financeiros para financiar infra-estruturas no continente.
Azzouz Nasri foi eleito presidente do Conselho da Nação Argelina, este ano, pela Câmara do Parlamento. A eleição teve lugar durante uma sessão plenária dedicada à posse dos novos membros nomeados, tendo a sua escolha para o cargo sido parte do processo de renovação parcial em curso naquele país.
O Presidente João Lourenço reuniu-se, também, com o Primeiro-Ministro do Burundi, Nestor Ntanhontuye, tendo a conversa incidido sobre os desafios esperados com a organização da Cimeira de Luanda.
Aspectos relativos aos investimentos em África dominou, igualmente, a audiência concedida pelo líder da União Africana ao Vice-Primeiro-Ministro do Egipto, Kamel Al-Eazir.
Ainda no quadro da Cimeira de Luanda sobre financiamento para o desenvolvimento de infra-estruturas em África, o estadista angolano recebeu o ministro de Estado e enviado especial do Presidente do Congo, Jean-Jacques Bouya, que, na ocasião, procedeu à entrega de uma mensagem enviada pelo homólogo Denis Sassou-Nguesso.