Ministro Téte António reúne-se com presidente da CEEAC e directora da ONUDI
Luanda – O ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, recebeu, esta quarta-feira, em Luanda, o presidente da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Ezéchiel Nibigira, e a directora administrativa das Parcerias Globais e Relações Externas da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), Fatou Haidara.
No encontro com o presidente da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Ezéchiel Nibigira, realizado à margem da terceira Cimeira sobre Financiamento de Infra-Estruturas em África, os dois interlocutores debruçaram-se sobre as políticas e projectos em curso na CEEAC.
Na ocasião, Téte António e Ezéchiel Nibigira falaram sobre a necessidade de recrutamento de novos quadros de direcção ligados a energia renovável e eficácia energética na África Central, além do cumprimento escrupuloso pelos Estados-membros do pagamento atempado das suas da contribuições, condição indispensável para o bom funcionamento da comunidade.
A Comunidade Económica dos Estados da África Central pretende realizar, de 08 a 12 de Dezembro próximo, em Luanda, o lançamento da semana das energias renováveis na região, visando melhorar o acesso aos serviços energéticos fiáveis e acessíveis, a segurança energética e a mitigação das externalidades negativas dos sistemas.
O novo presidente da CEEAC disse ao chefe da diplomacia angolana que o evento visa igualmente promover a criação de um mercado integrado e inclusivo da comunidade para produtos e serviços relacionados com energias renováveis e eficiência energética.
Recorde-se que Ezéchiel Nibigira foi eleito, 07 de Setembro último, para um mandato de cinco anos, no final dos trabalhos da sétima Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo da CEEAC, realizada na Guiné Equatorial.
Natural do Burundi, o embaixador Ezéchiel Nibigira, substituiu no cargo o angolano Gilberto Verissimo, tendo desempenhado no governo do seu país as funções de ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional e dos Assuntos da Comunidade da África Oriental para Juventude, Desportos e Cultura.
Audiencia com directora da ONUDI
Téte António reuniu-se com a directora-geral e directora administrativa das Parcerias Globais e Relações Externas da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI). Senhora Fatou Haidara, para abordagem de questões da agenda multilateral internacional.
O encontro realizou-se à margem da terceira Cimeira sobre o Financiamento das Infra-estruturas em África, que termina esta sexta-feira, em Luanda.
A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) é uma agência especializada da ONU que promove o desenvolvimento industrial sustentável e inclusivo para reduzir a pobreza e promover a globalização inclusiva, indica uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores.
A sua missão centra-se na cooperação técnica, pesquisa e consultoria em políticas industriais, estabelecimento de normas e padrões e criação de parcerias, assim como trabalha com países-membros e sectores público e privado para impulsionar o desenvolvimento industrial
Estabelecida em 1966 e com sede em Viena (Áustria), a ONUDI actua em áreas como energias limpas, acção climática, segurança alimentar e produção industrial local responsável.