Secretária executiva da CPLP realça compromisso com autonomia da mulher na organização
Luanda - A secretária executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Fátima Jardim, reafirmou que a autonomia da mulher é uma das prioridades da organização.
Para alcançar esse objectivo, considera essencial promover a educação, nutrição e saúde em todas as áreas da sociedade, investindo especialmente na formação de mulheres jovens.
Segundo o JA Online, a diplomata compartilhou essas declarações durante a participação no PODCAST ONU News.
A embaixadora destacou que a liberdade da mulher está intrinsecamente ligada à educação, que deve estar sempre em primeiro plano, apontando, também, que o número de mulheres em cargos políticos tem aumentado nos parlamentos lusófonos, com alguns países a atingirem os mesmos patamares da média global, que é de cerca de 25 por cento.
No entanto, disse que nenhuma nação de língua portuguesa possui, actualmente, uma mulher como chefe de governo ou de Estado.
Fátima Jardim sublinhou que a modernização é um dos objectivos centrais do seu mandato, tendo referido a importância de promover uma aliança social entre os países da CPLP, utilizando a diplomacia comercial como plataforma para combater a pobreza e impulsionar as economias do bloco.