CONFERêNCIA

Vice-presidente da República apela a maior investimento nos serviços climáticos

Vice-Presidente da República, Esperança da Costa  - Edições Novembro
Vice-Presidente da República, Esperança da Costa Imagem: Edições Novembro

07/10/2025 14h49

Luanda - A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, apelou hoje, terça-feira, em Luanda, a um maior investimento na manutenção e reforço dos serviços climáticos, visando aumentar a resiliência aos fenómenos extremos, proteger as populações e promover um futuro mais justo e Sustentável para África.

A Vice-presidente da Republica, segundo a ANGOP,  discursava na cerimónia de abertura da Conferência Científica da SASSACAL 2.0, sob o tema : "Da investigação à acção: reforçar a sustentabilidade através de soluções com impacto nas alterações climáticas na região da África Austral".

Afirmou que a União Africana, na Agenda 2063, revista na Declaração Pós-Malabo, destaca a Acção Climática, a Paz, a Segurança e a Estabilidade como prioridades, visando promover soluções africanas sustentáveis baseadas na natureza e investir nas potencialidades diversificadas e na riqueza de recursos naturais do continente.

Esperança da Costa disse que o Presidente da Republica, João Lourenço, no âmbito da Presidência de Angola na União Africana, considera a crise climática a maior ameaça existencial da actualidade, enfatizando que o seu combate só será eficaz através de acções conjuntas, coordenadas e solidárias a nível global.

A Vice-Presidente destacou ainda o estabelecimento da Cimeira Africana sobre o Clima, cuja segunda edição decorreu recentemente em Addis Abeba, Etiópia, sob o lema "Aceleração de Soluções Climáticas Globais, Financiamento para o Desenvolvimento Resiliente e Verde de África, como uma clara demonstração de compromisso do continente com a acção climática e o desenvolvimento sustentável.

Afirmou que as crises e os conflitos que geram tensões geopolíticas e instabilidade econômica e social tem provocado alterações nos compromissos da Agenda 2030 dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com impactos significativos nos preços dos alimentos e da energia, bem como na instabilidade das cadeias de abastecimento globais.

Referiu que esses fenómenos, aliados aos efeitos das alterações climáticas , tem causado insegurança alimentar e nutricional, crises humanitárias e deslocações forçadas de populações, resultando, frequentemente em conflitos sociais.

A SAASCAL é uma iniciativa conjunta de cinco países da África Austral, nomeadamente Angola, Botswana, Namíbia, África do Sul e Zâmbia, promovida pela Alemanha.


 

Mais lidas


Últimas notícias