REUNIãO
Secretário de Estado do MIREX participa na reunião dos Países Não-Alinhados

16/10/2025 12h52
Luanda - O secretário de Estado da Administração, Finanças e Património do Ministério das Relações Exteriores, Osvaldo dos Santos Varela, participa em Kampala, Uganda, na 19ª Reunião Ministerial do Movimento dos Países Não-Alinhados(NAM).
A Reunião Ministerial dos NAM decorre sob o lema “ Aprofundando a Cooperação para uma Riqueza Global Compartilhada".
Na sua intervenção, destacou a importância de empoderar jovens e mulheres, garantir a sua participação efectiva na tomada de decisões em todos os níveis e equipá-los com as ferramentas e habilidades necessárias para prosperar em um mundo cada vez mais digital.
Neste sentido, propôs a criação de um programa educacional de intercâmbio e inovação voltado para o compartilhamento de conhecimento, experiência e informação sobre tecnologias digitais, incluindo treinamento em inteligência artificial para promover a criação de empregos para jovens e mulheres.
Aproveitou a ocasião para reiterar o compromisso de Angola com os princípios do Movimento de Não-Alinhamento {NAM) e com a Carta das Nações Unidas.
Expressou o apoio dos direitos inalienáveis do povo saarauí à autodeterminação e à independência e encorajou todas as partes envolvidas a encontrarem uma solução política mutuamente aceitável.
No que diz respeito ao Médio Oriente, referiu que João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, saúda o acordo da semana passada para o cessar-fogo em Gaza e a libertação de reféns israelitas e detidos palestinianos, com base no Plano de Paz dos EUA.
“Angola apela às partes em conflito para que perseverem neste caminho de diálogo e mantenham um compromisso construtivo com vista à obtenção de um acordo final capaz de garantir uma paz duradoura, permitindo a reconstrução de Gaza, bem como a implementação da Solução de Dois Estados – Palestina e Israel – convivendo lado a lado em paz e segurança, em conformidade com as resoluções pertinentes das Nações Unidas”. ressaltou.
O Secretário de Estado da Administração, Finanças e Património defendeu os esforços multilaterais renovados para resolver os conflitos que prevalecem em todo o mundo, particularmente no Sudão e no leste da República Democrática do Congo, como parte do nosso esforço colectivo para encontrar soluções pacíficas duradouras com base no direito internacional.
Ressaltou a importância de fortalecer a cooperação multilateral diante do actual cenário internacional, marcado por crescentes tensões geopolíticas, crises económicas e efeitos adversos das mudanças climáticas, fome, pobreza e violações de direitos humanos.
Neste contexto, sublinhou que a unidade deve prevalecer como a base para construir uma cooperação mais forte e eficaz para enfrentar os desafios que enfrentamos hoje.
No seu entender, promover a prosperidade global compartilhada só é possível quando a paz e a segurança, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável são colocados no centro das nossas acções colectivas.
Ao concluir, reiterou que o Movimento dos Países Não- Alinhados (NAM) continua a ser uma plataforma vital para o avanço dos interesses e aspirações do Sul Global, reafirmando o seu compromisso com os nossos princípios de fortalecer a cooperação multilateral para alcançar o Desenvolvimento Sustentável.