COOPERAçãO BILATERAL
Cônsul da Zâmbia reafirma cooperação com Angola na agricultura e energia

26/10/2025 08h54
Luena - O cônsul da República da Zâmbia no Moxico, Boniface Mussumari, defendeu, este sábado, no Luena, o reforço da cooperação com Angola nos domínios da agricultura e energia eléctrica para estimular a economia dos dois países.
O cônsul, que discursava no acto da celebração dos 61? aniversário da Independência daquele país, celebrado a 24 de Outubro, disse que o desenvolvimento dos dois países depende da intensificação concreta das relações nestes domínios. "Os dois governos devem continuar a trabalhar para concretizar esse feito", disse.
Por outro lado, o diplomata referiu que o seu país continuará a trabalhar para ser um exemplo de harmonia, paz, bem como promover a integração dos Estados da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O cônsul destacou ainda o Governo angolano que tem trabalho para o cumprimento da meta que visa à ligação dos dois países pela linha ferroviária, uma acção, segundo o diploma, poderá desenvolver, significativamente, os dois países e catapultar o comércio regional e atrair novos investimentos.
Por seu turno, a vice-governadora do Moxico para o sector Político, Económico e Social, Elizabeth Ayala, disse que o país, e em particular as autoridades da província do Moxico, vão trabalhar para manutenção da cooperação, o comércio transfronteiriço, energia, educação e outras actividades económicas entre as duas nações.
A República da Zâmbia proclamou a independência a 24 de Outubro de 1964. Este país africano foi colonizado pelo Reino Unido, sendo conhecido durante o período colonial como Rodésia do Norte.
O território foi administrado inicialmente pela Companhia Britânica da África do Sul e, posteriormente, diretamente pelo governo britânico.