Política

Política


PUBLICIDADE

Angola participou no Conselho da Global Green Growth Institute em Seul

Embaixador angolano na assembleia em Seul
Embaixador angolano na assembleia em Seul Imagens: MIREX

Redacção

Publicado às 13h03 01/11/2025 - Actualizado às 13h03 01/11/2025

Luanda - Angola participou na Décima Quarta Assembleia e Décimo Oitavo Conselho da Global Green Growth Institute - GGGI (Instituto Global de Crescimento Verde), presidido pelo antigo Secretário-Geral da ONU, o sul-coreano, Ban Ki-Moon.

Angola esteve representada pelo embaixador na Coreia do Sul, Sianga Abílio, nas reuniões que decorreram na Cidade de Seul, de 27 a 31 de Outubro de 2025, com a participação de representações de 53 países membros.

Durante a assembleia foram discutidas questões relacionadas com a mobilização de financiamento para projectos sustentáveis, crescimento económico com sustentabilidade ambiental e orçamento interno da instituição.

Angola é Membro da GGGI desde 24 de Outubro de 2019 e, neste momento, está em curso no país em colaboração com GGGI, o projecto para o reforço da NDC-GCF (Contribuição Nacional Determinada).

Nos últimos anos, Angola tem assumido o compromisso de avançar com a estratégia climática para alinhar-se às metas climáticas globais, tendo para efeito, estabelecido metas para a redução das emissões de gases de efeito de estufa (GEE) em vários sectores chaves, incluindo energia, transporte, agricultura e gestão de resíduos, metas que exigem financiamento climático e capacidade institucional.

O GGGI (Global Green Growth Institute) ou Instituto Global para Crescimento Verde, é uma organização internacional que apoia países em desenvolvimento na transição para modelo de crescimento sustentável, inclusivo e de baixo carbono.

PUBLICIDADE